Janja é flagrada coçando parte íntima durante posse de Lula #boato

Boato – Durante a posse do presidente Lula, Rosângela Lula da Silva, a Janja, foi flagrada coçando a parte íntima.

Falamos, agora há pouco, que a primeira-dama Rosângela Lula da Silva tem se tornado alvo de fake news. Depois de desmentirmos uma foto falsamente atribuída a ela, vamos falar de uma “denúncia” de algo que ocorreu durante a posse.

Uma imagem de Janja com a mão próxima à virilha está viralizando junto com a informação de que ela teria dado uma “coçada” na parte íntima durante a cerimônia de posse do Lula. Leia algumas das mensagens que estão circulando online:

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

Versão 1: A classe da “primeira dama”. Coçando o pepeca na posse! Versão 2: Depois da janja coçando a janjinja em rede nacional , nada mais me enoja Versão 3: O mundo todo viu janja canja  coçando  a janjinja. Feitos um para o outro. Versão 4: A classe da primeira dama. Coçando o priquito na posse! Kkkkkkkkk

Janja é flagrada coçando parte íntima durante posse de Lula?

Não demorou para a história se espalhar em redes sociais e, claro, gerar diversos comentários (muitos deles misóginos). Só tem um detalhe: é falsa a informação que aponta que Janja foi flagrada coçando a parte íntima durante a posse de Lula.

Antes de falar do caso, é importante citar que se, ela fosse obrigada a coçar a parte íntima, não são as pessoas que têm que sair falando A ou B. Se fosse um homem, com certeza não teria a mesma repercussão. Dito isso, vamos à checagem.

A mensagem segue aquele combo básico das fake news. Os textos que circulam online são alarmistas, têm erros de português e não citam qualquer fonte que comprove a informação.

A partir daí, resolvemos buscar pelos (poucos) indícios deixados na mensagem. Uma das coisas que descobrimos foi que a transmissão do suposto flagra foi da Jovem Pan. O lettering mostrava (de forma cortada), os dizeres “Lula toma posse em Brasília, assume a presidência da República e prevê relação profissional”.

Resolvemos buscar por trechos similares a este lettering em algumas das mais de seis horas de transmissão (ô trabalho, hein). Tanto procuramos que encontramos o trecho. Na ocasião, Janja e Lula desceram uma escadaria no prédio do Senado. Como é possível ver no vídeo, Janja puxa a calça que está usando (muito provavelmente para não tropeçar ou para ajeitá-la). Em nenhum momento, ela faz o movimento de “coçar”. Assista:

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Janja “coçou” as partes íntimas nas imagens em questão. Ninguém compartilhou o vídeo do print em questão porque sabe que, ao assisti-lo, as pessoas saberiam a verdade.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet