Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula perdeu dedo mindinho em fábrica e não pegando caranguejo em Pernambuco

Lula perdeu dedo mindinho em fábrica e não pegando caranguejo em Pernambuco

Lula perdeu o dedo pegando caranguejo em Pernambuco, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Lula, na realidade, perdeu o dedo mindinho pegando caranguejo em Pernambuco. Ou seja: ele, inclusive, fraudou a Previdência.

  Introdução

Na maioria absoluta dos casos que apuramos por aqui, as fake news surgem de ataques de terceiros. Porém, há casos (raros, aliás) que alguns personagens aparecem por aqui por histórias contadas por si mesmo.

No dia 2 de agosto de 2023, o presidente Lula fez um pronunciamento em uma cerimônia no lançamento de um programa de pesca artesanal, em Brasília. Em dado momento (bem no começo da fala), ele conta o que seria um episódio de sua vida.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

A frase dita é a seguinte: “Mas eu só queria dizer para vocês que, além de pescador, eu fui catador de siri e fui catador de caranguejo. Quem não acredita nisso, esse dedo aqui eu perdi pegando um caranguejo, lá em Pernambuco. Essa é a prova da minha relação com vocês”.

A fala passou a ser utilizada por opositores por um detalhe: Lula já contou outra versão da perda do dedo mindinho (versão que foi, inclusive, apresentada em um filme feito em sua homenagem). A versão é que ele perdeu o dedo como torneiro mecânico em São Paulo.

Houve, ainda, ataques por conta de Lula, supostamente, receber uma aposentadoria por conta do dedo perdido. A tese de que ele teria mentido que perdeu o dedo para ganhar uma aposentadoria. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: Se LULA está afirmando que perdeu o dedinho pegando caranguejo, porque é que ele recebe indenização por invalidez por ter dito que perdeu o dedo em um torno mecânico? Versão 2: Se Lula perdeu o dedo pegando carangueijo, então ele fraudou a previdência, é isso mesmo?

  Análise

As mensagens são acompanhas de um vídeo do próprio presidente contando a história. Ou seja: há, sim, uma citação de fonte confiável. Porém, ainda há algumas características de fake news nelas: são alarmistas e tem erros de português.

Na parte da checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes questões. 1) Lula perdeu o dedo em uma fábrica ou catando caranguejo em Pernambuco? 2) Por que Lula mentiu sobre a história dedo perdido? 3) Lula se aposentou, de fato, ao perder o dedo na fábrica?

Checagem

Lula perdeu o dedo em uma fábrica ou catando caranguejo em Pernambuco?

Apesar de a história ter saído da boca do próprio presidente, ela não é verdadeira. Lula, de fato, perdeu o dado em 1964. Na época, ele tinha 18 anos e trabalhava na Metalúrgica Independência. Essa história foi contada em entrevistas (como nesta para Jô Soares e, mais recentemente, para o PodPah) e foi (como falamos no início do texto) trecho do filme Lula O Filho do Brasil.

Por que Lula mentiu sobre a história dedo perdido?

Sim, ele mentiu. Podemos inferir que se tratou de uma bravata. Leia a frase completa que ele disse no evento (está disponível na página de transcrições do governo):

Primeiro, fazer inveja pra vocês: sábado fui pescar. Presta atenção, André. Sábado eu fui pescar, pesquei quatro pacu, peguei um dourado e peguei uma pirarara. Eu sou um pescador diferente, porque eu tiro a garra do meu anzol para não machucar os peixes. E quando eu pego, eu solto pra pescar no outro sábado. Não são os mesmos peixes, são peixes diferentes. Mas eu só queria dizer para vocês que, além de pescador, eu fui catador de siri e fui catador de caranguejo. Quem não acredita nisso, esse dedo aqui eu perdi pegando um caranguejo, lá em Pernambuco. Essa é a prova da minha relação com vocês.

É possível ver que toda a construção (deve pescar sem anzol e soltar o peixe na semana seguinte) denota que ele está contando uma história de pescador. E aí, ele deve ter se empolgado e falado o resto (sobre dedo e tudo mais). Isso é grave? Você quem vai dizer.

Uma curiosidade: ao buscar pelo assunto, descobrimos que, em 2009, ele contou a mesma história do “caranguejo que comeu o dedo” quando comentou sobre mangue durante um evento na Bahia.

Lula se aposentou, de fato, ao perder o dedo na fábrica?

Independentemente da lorota presidencial, o fato é um: Lula não se aposentou por causa do dedo perdido na fábrica. Conforme falamos no Boatos.org lá em 2015, Lula apenas recebeu uma indenização e continuou suas atividades como metalúrgico após o acidente.

Conclusão

Fake news ❌

Nem caranguejo, nem fraude. A história contada pelo presidente em um discurso “empolgado” (vamos deixar por isso) e a tese de que ele “fraudou a Previdência” não procede. O dedo foi perdido, de fato, em uma fábrica e não houve aposentadoria por conta disso.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm