Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula foi levado à sede da PF nesta madrugada e imprensa se cala #boato

Lula foi levado à sede da PF nesta madrugada e imprensa se cala #boato

Boato – Ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva foi levado para depor na sede da Polícia Federal em São Paulo. A imprensa brasileira se calou.

Por mais que a “guerra política” pareça estar em stand by, de vez em quando alguns boatos envolvendo políticos ainda aparecem na internet. Entre os alvos dos ataques estão Michel Temer, Dilma e, claro, Lula. Volta e meia aparece uma nova história sobre ele na internet.

Lula foi levado à sede da Polícia Federal e imprensa se calou, diz boato
Lula foi levado à sede da Polícia Federal e imprensa se calou, diz boato

A última informação bombástica que surgiu online dá conta que ele teria sido conduzido para depor na sede da Polícia Federal “nesta madrugada” para depois sobre julgamentos no exterior contra ele. O texto aponta que o mais surpreendente é que a imprensa brasileira se calou. Leia:

Lula Foi Conduzido À Sede Da Polícia Federal Nesta Madrugada E Imprensa Cala

Por volta de 00:20 desta quinta feira o Ex-Presidente LULA teria sido conduzido a sede da Policia Federal em São Paulo para tomar ciência de forma ‘verbal’ que um mandado de prisão Internacional tinha sido expedido em seu desfavor. Lula chegou a fica na SEDE da PF por cerca de 1 hora e lá junto com seus advogados foi orientado a não deixar o país nos próximos dias sem comunicar as autoridades nacionais.

A Policia teme que o mandado de prisão internacional possa demorar a chegar no Brasil, por depender de um tramite burocrático que envolve 3 países, EUA, PORTUGAL e BRASIL e uma série de regras devem ser cumpridas para não dar nulidade no ato.

Isso pegou de surpresa o ex-presidente do Brasil que recebeu recomendações de não deixar o pais nos próximos dias. Além disso de caixeiro viajante da Odebrecht e de responder por tráfico de influência, Lula entra definitivamente na linha da cadeia, ao ter que explicar o inexplicável, quanto ganhou para vender as MP´s? Como funcionava o esquema? Quem mais está envolvido? As perguntas devem ter sido nesse sentido, daí para pior, já que Lula saiu branco de medo da PF, com cara de “será que eu vou preso”.

Lula foi levado a depor na PF nesta madrugada?

O texto ainda fala que Lula está enrolado, que está na mira da Zelotes e da Lava Jato e que deve mesmo ser preso. Mas será que isso é verdade? Apesar de a história ter sido compartilhada nas redes sociais a torto e a direito, ela não é verdadeira. Vamos aos fatos.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Não faz sentido esta tese de Lula ser levado para depor na Polícia Federal e a imprensa se calar. Quem tem o mínimo de senso crítico consegue perceber o tamanho da cobertura que está sendo dada pela mídia em Operações da Lava Jato. Quando Lula foi, de fato, levado para depor coercitivamente, rolou até plantão da TV Globo. Vocês acham que se realmente houvesse um depoimento de Lula não teríamos uma cobertura similar?

O segundo ponto está nas acusações citadas no texto. Para além de todas as questões que envolvem a Lava Jato (que ainda está em fase de investigações), vale dizer que esta história de Lula ser réu em Portugal é um boato já desmentido por aqui. Se você não se lembra, leia aqui.

Para além disso, há uma imagem que “ilustra” a matéria. Ela é nada mais do que uma foto tirada quando Lula foi depor “de verdade” na PF em São Paulo, em março deste ano.

Por fim, a fonte da informação denuncia que a história é falsa. Ela surgiu nos sites Brasil Verde Amarelo e Pensa Brasil, dois parceiros que publicam histórias, digamos, não lá muito confiáveis. Já entrevistamos um dos fundadores do Pensa Brasil (leia aqui). Sobre a forma de apuração, ele relatou que “cabem as autoridades apurar o que é verdade ou não”. Pois bem, estamos apurando e é mentira.

Resumindo: a história que aponta que Lula foi levado nesta madrugada para depor na Polícia Federal é falsa. É mais um boato que circula na internet e saiu de fontes nada confiáveis.

PS: Esse artigo foi uma sugestão dos leitores Sérgio Saraiva e Jeff Dalmoro. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site ou pelo Facebook.