Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Portugal pede prisão de Lula, aponta informação falsa

Portugal pede prisão de Lula, aponta informação falsa

Boato – Investigações envolvendo o ex-presidente culminam em pedido de prisão por parte da Justiça de Portugal. Supremo Tribunal Federal quer mais informações para avaliar denúncias.

Nos últimos tempos, não são poucos o número de escândalos na política brasileira. Talvez o cansaço pelos recorrentes casos e suspeitas de corrupção facilite a crença das pessoas sobre tudo que aparece na internet sobre política. Pois tem muita gente (cansada ou não) acreditando em um suposto escândalo envolvendo Luiz Inácio Lula da Silva.

Segundo boato Justiça de Portugal quer Lula preso
Segundo boato Justiça de Portugal quer Lula preso

Uma notícia postada no site Pensa Brasil, abertamente contrário ao governo, aponta que a Justiça de Portugal pediu a prisão do ex-presidente aqui no Brasil. A notícia aponta também que, como o político teria foro privilegiado, o STF queria mais informações para andar com o caso. Confira nos trechos:

JUSTIÇA DE PORTUGAL PEDE A PRISÃO DE LULA NO BRASIL E STF PEDE MAIS INFORMAÇÕES

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Por essa nem o todo poderoso Lula e nem o seu partido PT esperavam A Justiça de Portugal enviou um pedido para a imediata prisão de Luís Inácio Lula da Silva.

‘O motivo do pedido de prisão seria o direto envolvimento de Lula no escândalo que envolve o envio de recursos (doações de campanha), vindos de Portugal, para a campanha do ex-presidente no valor total de R$ 700 milhões de reais. A doação foi feita pela Portugal Telecom, com recursos públicos do Governo Português, o que seria um crime federal. Estes valores foram acertados entre Lula e o então ex-primeiro ministro de Portugal José Sócrates, que já está preso em Portugal.

Uma fonte que pediu anonimato afirmou categoricamente que o pedido de prisão vindo de Portugal chegou ao STF no dia 26 de Novembro, mesmo dia em que chegou o requerimento especial de cooperação entre os países para facilitar a autorização da prisão e extradição para a Europa do ex-presidente Lula. Afirma ainda a mesma fonte que as provas já enviadas ao STF são sumárias e gravíssimas.

 “Existe a real possibilidade da Justiça portuguesa decretar  a prisão preventiva do Luiz Inácio Lula da Silva antes mesmo da Justiça brasileira, caso o STF não autorize a prisão de Lula” concluiu este mesmo Jornalista no dia 30 de Novembro. Caso a Justiça portuguesa decrete a prisão de Lula, ele ficaria impedido de viajar a qualquer país da Europa, sob o risco de ser preso imediatamente pela Interpol.

Essa história sobre a justiça de Portugal vai para a lista de boatos sobre o ex-presidente que só faz crescer no nosso site. O fato é que houve notícias no jornal Público sobre suspeitas da justiça portuguesa contra Lula, mas pouco depois o mesmo jornal publicou que nenhuma ligação do ex-presidente com empresas portuguesas foi encontrada.

A notícia publicada ontem no site Pensa Brasil também traz datas de novembro passado (afinal dia 26 deste ano ainda não chegou), o que não faz sentido nenhum. Se a notícia é bombástica porque só está pipocando agora? Só para atualização, o ex-primeiro ministro José Sócrates agora está em prisão domiciliar.

Outro erro é apontar que Lula tem foro privilegiado. Como ele não está exercendo nenhum cargo político, ele não tem essa prerrogativa. Ou seja, se nem isso o site checou como vamos confiar na informação dele.

Ao que tudo indica, essa notícia é uma versão requentada de outro boato já desmentido no site, sobre o suposto pedido de apreensão do passaporte de Lula. Também não encontramos nada sobre o assunto nos veículos da grande mídia brasileira, que convenhamos não perderiam a chance de falar de mais um escândalo político. Conclusão, boato, até que se prove diferente.