Boato – Lula vai incluir terreiro de Candomblé e substituir hospitais na lista de tratamentos do SUS.
Introdução
A nossa mudança editorial (que se iniciou em agosto de 2023) teve como um dos motivos o desejo de conseguir checar conteúdos que têm distorções, mas não podem ser taxados como “boato”. A história de hoje usa um fato verdadeiro, mas é completamente enviesado.
Tudo começou com a divulgação da Resolução 715 do Conselho Nacional de Saúde. Ela sintetizava 59 “orientações estratégicas” sobre o que poderia ser implementado em termos de políticas de saúde nos próximos anos no Brasil.
Ancelmo Gois escreveu texto criticando Eduardo Paes? Checamos
Alguns itens do que se “sugeriu” para ser discutido causaram extrema polêmica. Um deles é o item 46, que sugere o Candomblé como “cura complementar”. A partir daí, publicações começaram a elencar algumas coisas que poderiam ocorrer.
A primeira delas é que o SUS seria “substituído” por tratamentos do Candomblé (como passes e curas espirituais). A segunda é que a resolução do CNS já passaria a ter validade. Leia algumas das mensagens que circulam online:
Versão 1: Lula inclui terreiro de macumba no sus Versão 2: GOVERNO LULA RECONHECE CANDOMBLÉ COMO CURA COMPLEMENTAR DO SUS FAZ O L FALSO CRISTÃO QUE VOTOU NO LADRÃO
Versão 3: CRENTE QUE FEZ O L SENDO DIRECIONADO PARA TRATAMENTO VIA SUS PARA ATENDIMENTO EM TERREIRO DE CANDOMBLÉ. PODE ISTO ? SE DISSEREM QUE NÃO SABIAM QUE LULA ERA ADEPTO DISTO ESTARÁ MENTINDO. E COMO CRENTE QUE É CRENTE NÃO DEVE MENTIR,VAI TER QUE ADMITIR QUE JUMENTOU.
Versão 4: Viva a ciência viva o SUS Conselho Nacional de Saúde reconhece candomblé como cura complementar ao SUS. Imagina só tu chegar doente do posto de saúde um médico começar a bater tambor. Tem médico disponível hoje? Não? O Lula desviou o dinheiro da saúde mas já contratou aí cinco santo pra te atender. Pelo menos a gente sabe agora como seria o governo Lula durante a pandemia. Ia resolver tudo com macumba. E os caras ainda falavam da cloroquina
Análise
Em todos os casos, é citada uma fonte confiável que comprova que houve algo relacionado à saúde e o Candomblé: a Resolução 715 do CNS. Mesmo assim, ainda identificamos algumas características de boatos na mensagem como o tom alarmista e os erros de português.
Não é de hoje que interpretações erradas de regras geram boatos na internet. O Boatos.org, por exemplo, já desmentiu histórias falsas que apontavam para distorções no “decreto de Participação Social” e em uma nota da Anvisa que alertava sobre a vacina contra a Covid-19.
Na parte da checagem do conteúdo, vamos abordar às seguintes questões. 1) Há uma resolução do CNS que prevê o Candomblé como “cura complementar” do SUS? 2) A resolução significa que haverá a inclusão do Candomblé ou de terreiros como “cura” no SUS? 3) O governo Lula já aprovou as mudanças?
Checagem
Há uma resolução do CNS que prevê o Candomblé como “cura complementar” do SUS?
Sim. Conforme falamos, no início do texto, o item 46 da Resolução 715 do CNS prevê que o Candomblé seja instrumento utilizado pelo SUS. Leia o que diz o item por completo:
(Re)conhecer as manifestações da cultura popular dos povos tradicionais de matriz africana e as Unidades Territoriais Tradicionais de Matriz Africana (terreiros, terreiras, barracões, casas de religião, etc.) como equipamentos promotores de saúde e cura complementares do SUS, no processo de promoção da saúde e 1ª porta de entrada para os que mais precisavam e de espaço de cura para o desequilíbrio mental, psíquico, social, alimentar e com isso respeitar as complexidades inerentes às culturas e povos tradicionais de matriz africana, na busca da preservação, instrumentos esses previstos na política de saúde pública, combate ao racismo, à violação de direitos, à discriminação religiosa, dentre outras.
No momento, são reconhecidas como “cura complementar” 29 atividades. Elas incluem, arteterapia, dança circular, constelação familiar, ozoniterapia e musicoterapia. Logicamente e como diz o nome, o Candomblé não substituiria o tratamento tradicional promovido pelo Sus.
Há um segundo ponto: locais de religião de matriz africana poderiam passar a serem utilizados para ações do SUS. Isso já ocorreu, por exemplo, com espaços de outras religiões. No ano passado, o governo do Amapá vacinou e realizou testes rápidos contra a Covid-19 na sede de uma igreja evangélica.
A resolução significa que haverá a inclusão do Candomblé ou de terreiros como “cura” no SUS?
Não. Normalmente, as decisões do CNS, que é composto por membros da sociedade civil (incluindo movimentos e ONGs) costumam ser muito mais “ousadas” do que decisões do Ministério da Saúde e, ainda, do que é aprovado em leis no Congresso Nacional e governo. Ninguém garante que a “ideia” vá para frente e, muito menos, que haja um projeto que aprove a medida.
O governo Lula já aprovou as mudanças?
Não. A inclusão da sugestão passaria por muitos caminhos e muita negociação política. Lula e o governo ainda não entraram nesta seara (e meu palpite é que não entrará). Ou seja: não é porque o CNS aprovou que entrará em prática.
Conclusão
Enganoso 😈
Vamos classificar o conteúdo como “enganoso”. Há, sim, uma resolução que prevê a ligação entre o Candomblé e o SUS. Porém, nada é muito similar do que está sendo alardeado em redes sociais.
Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.
– Siga-nos no Facebook | http://bit.ly/2OU3Zwz |
– Siga-nos no Twitter | http://bit.ly/2OT6bEK |
– Siga-nos no Youtube | https://bit.ly/3vZsrnd |
– Siga-nos no Instagram | http://bit.ly/2syHnYU |
– Grupo no WhatsApp | https://bit.ly/3ounmCN |
– Lista no Telegram | https://bit.ly/2VSlZwK |
– Siga-nos no TikTok | https://bit.ly/3yPELWj |
– Siga-nos no Kwai | http://bit.ly/3zGePPm |