Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula foi solto por Gilmar Mendes e visto com Gleisi no aeroporto de Curitiba #boato

Lula foi solto por Gilmar Mendes e visto com Gleisi no aeroporto de Curitiba #boato

Boato – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva acabou de ser solto pelo ministro Gilmar Mendes, do STF, e foi flagrado com Gleisi Hoffmann no aeroporto de Curitiba.

O vazamento de conversas entre Sérgio Moro, ministro da Justiça e ex-juiz federal, e Deltan Dallagnol, procurador responsável pela Operação Lava Jato, causou um furacão na política brasileiro. Em meio a acusações da forma na qual as informações foram obtidas e acusações de suspeição contra Moro, uma pauta ressurgiu: a que pede a libertação do ex-presidente Lula.

Em meio a isso, uma mensagem começou a viralizar na internet. Em alguns casos, acompanhado de um vídeo, em outros não, o texto dizia que o ex-presidente Lula havia sido solto por Gilmar Mendes e que havia sido visto com Gleisi Hoffmann no aeroporto de Curitiba: “URGENTE. Lula acaba de ser solto pelo Ministro Gilmar Mendes. O ex presidiário, junto com a senadora Gleisi Hoffmann, já se encontra no aeroporto de Curitiba. Isso é Brasil”, diz a mensagem.

Lula foi solto por Gilmar Mendes e visto com Gleisi no aeroporto de Curitiba?

O que não faltou foi gente procurando na internet se o ex-presidente Lula havia sido solto por Gilmar Mendes e se, de fato, ele já estava se preparando para pegar um avião. Só há um detalhe: a história é falsa. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Há duas formas de se fazer a checagem desse conteúdo: a fácil e a difícil. No caso das versões em que o texto não era acompanhado do vídeo “ilustrativo”, seria preciso verificar alguns “detalhes” a mais.

A primeira coisa que fizemos foi uma análise da mensagem. De cara, descobrimos duas coisas: a mensagem carrega características de boatos (é alarmista, tem erros de português e não cita fontes confiáveis) e tem um enredo “batido” em fake news. Pegadinhas envolvendo “Gilmar Mendes solta/determina” já ilustraram fake news aqui, aqui e aqui.

Para além disso, uma busca no Google já derruba a tese de que Gilmar Mendes soltou Lula. As últimas notícias sobre o pedido de habeas corpus do ex-presidente dão conta de que o caso será levado ao Plenário do Supremo Tribunal Federal. De acordo com essa matéria, o pedido deverá ser apreciado no dia 25 de junho. Ou seja: pelo menos até lá, Lula deve continuar preso.

Bem, essa era a forma “difícil” de checar. A forma fácil seria assistindo o vídeo que acompanha algumas das mensagens. As imagens, na realidade, mostram dois jumentos saindo de um aeroporto. Vale dizer que o caso, ocorrido em 2015, não aconteceu em Curitiba. A cena inusitada foi, conforme essa matéria, registrada no aeroporto de Fortaleza. Assiste aí a versão original e a “versão Lula e Gleisi”.

Resumindo: a história que aponta que o ex-presidente Lula foi solto por Gilmar Mendes e foi visto no aeroporto de Curitiba é falsa. A mensagem não procede e o vídeo que acompanha o texto (em alguns casos) denuncia a farsa.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.