Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula desistiu e não será mais o candidato do PT em 2022 após revelações de Adélio #boato

Lula desistiu e não será mais o candidato do PT em 2022 após revelações de Adélio #boato

Lula desistiu e não será mais o candidato do PT em 2022 após revelações de Adélio, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Urgente: confirmado! Após revelação de Adélio de que o PT o pagou para matar Bolsonaro, Lula desistiu e não será mais candidato às eleições de 2022.

Hoje o dia foi agitado em relação a fake news eleitorais. No início do dia, o Boatos.org desmentiu a informação falsa que apontava que Adélio Bispo de Oliveira teria revelado em depoimento à Polícia Federal de que o PT havia o pago para tentar matar Bolsonaro. Antes mesmo desta fake news ser desmentida, outra história surgiu.

Uma mensagem “padrão” dava conta de que, por causa da “revelação de Adélio”, Lula havia desistido de concorrer nas eleições de 2022. No Twitter, a informação foi acompanhada de uma hashtag (também subida de forma não-orgânica) com o termo #OladraoArregou. Leia a mensagem que circula por aí:

Versão 1: URGENTE: CONFIRMADO ! Lula não será mais o candidato à presidente pelo petê em 2022 ! A retirada de sua candidatura foi decidida na última reunião a portas fechadas da cúpula do partido, que ainda não definiu data para divulgar essa decisão . O ladrão arrogante arregou !!!Versão 2: URGENTE: CONFIRMADO ! Lula não será mais o candidato à presidente pelo PT em 2022 ! Amarelou Versão 3: Primeiro vejo que o PT foi o mandande da tentativa de assassinato do Presidente. Depois vejo que Lula “Arregô!” e não será mais candidato. Sei lá hein! Tem método???

Lula desistiu e não será mais o candidato do PT em 2022 após revelações de Adélio?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

A história se espalhou por diversas redes sociais e, claro, também no WhatsApp. Só que não só a informação que fala de desistência de Lula é falsa como também ela é baseada em uma outra informação falsa (a análise disso já merece um A Semana em Fakes).

O texto que circula por aí tem quase todas as principais características de boatos online. Ele é vago, alarmista, não cita qualquer fonte confiável e tem erros de português. Há um elemento interessante na mensagem que está circulando por aí, que denota que se trata de uma ação coordenada.

Todas as mensagens da “versão 1” que mostramos acima tem, de forma errônea, dois espaços entre as palavras “o” e “candidato”. Das duas, uma: ou o compartilhamento se deu de forma não-natural (como, por exemplo, alguém que controla diversas contas compartilhando a mesma mensagem, com os mesmos erros nelas) ou temos um caso de erro ortográfico em massa (algo que mereceria um estudo).

Ao buscar por qualquer informação em fonte confiável que aponte para a tal “desistência de Lula”, nada encontramos. Em suas redes sociais, o próprio Lula continua com um discurso de quem quer ser candidato. Não há nada que indique o contrário.

Além da história não ter lastro em nenhuma fonte confiável, ela é baseada em uma narrativa falsa. De acordo com algumas versões da mensagem, Lula teria desistido após a tal revelação de Adélio sobre o PT e o ataque a Bolsonaro. Só há um detalhe: como mostramos aqui e no vídeo abaixo, essa informação é falsa.

Resumindo: não procede a informação que aponta que Lula desistiu da candidatura para a Presidência da República em 2022. Além de o conteúdo ter sido, claramente, espalhado em uma ação coordenada, a narrativa se baseia em uma informação falsa desmentida aqui no Boatos.org.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: