Lula escreveu carta para a Shell nos anos 80 reclamando de Lei Seca #boato

Boato – Nos anos 1980, Lula escreveu uma carta para a Shell reclamando que não pode abastecer o carro por causa da Lei Seca.

Para além das fake news tradicionais que circulam por aí, há histórias falsas que servem para reforçar estereótipos. A que vamos falar hoje circula faz tempo e aponta para o ex-presidente Lula.

De acordo com um texto que circula por aí, Lula teria escrito uma carta para a empresa Shell reclamando que não teria conseguido abastecer o carro por conta da Lei Seca.  Isso teria ocorrido nos anos 1980 e mostraria como ele seria inculto. Leia a mensagem que circula por aí:

Carta da Shell da década de 80 mostra uma raridade sobre Lula. O texto transcrito a seguir é verdadeiro e faz parte dos arquivos histórico da Shell e do Brasil. A empresa o está divulgando por tratar-se de uma carta escrita pelo então torneiro mecânico Luis Inácio da Silva (ainda não era Lula) no anos 80, quando o país já tinha o álcool como combustível. A Shelle preservou a forma original da carta, inclusive com os erros gramaticais, também mantidos na transcrição abaixo. Confira!

Olá!Tenho um Corcel II 1986 a álco e sou cliente dos posto Shell. Não abasteço em nenhum otro posto há mais de 5 ano. Tô escrevendo porque tô com uma dúvida na qual acho que vocês são os mais indicado a me ajuda.

A questã é que tô progamando uma viage para domingo dia 27/10. Nesse dia será realizado o 2º turno das eleição e mais uma vez vai tê a proibição de venda de alco da meia noite até a meia noite de domingo. A chamada lei seca. Mas o trajeto que pretendo percorre no domingo é muito maior do que cabe de alco no tanque do meu carro, já que não vai tê venda de alco, vô te que carrega em alguma vasilha o resto que segundo meus cálculo é um tanque e meio quase 100 litro . Gostaria de sabe qual a vasilha mais segura pra transporta o alco ou se tem alguma outra solução pro meu pobrema. Pensei em talvez abastece com gasolina por que a proibição de venda é so de alco pelo que eu vi.

Caso a solução seja mesmo a de transporta o combustive a se usado, gostaria de sabe se algum posto de vocês na região da Grande ABC poderia faze um desconto por que eu vo está comprando mais de 150 Litro de alco no sábado. Conto com a ajuda de vocês. Assinado: Luis Inacio da Silva Torneiro Mecânico – São Bernardo do Campo/SP’

Resposta da SHELL: Prezado Sr. Luis Inácio da Silva Em retorno à sua carta, gostaríamos de esclarecer que a lei a que o senhor se refere, proíbe apenas a venda de bebidas alcoólicas nos dias de eleições e não a de combustíveis automotores. Shell Brasil S.A. Petróleo

Lula escreveu carta para a Shell nos anos 80 reclamando de Lei Seca?

Apesar de a história ter viralizado com força em 2022, a história que aponta para a tal carta de Lula não só é falsa como também já foi desmentida no Boatos.org em outras oportunidades. Como o desmentido de outrora vale para hoje. Relembre o que foi escrito:

Por mais que a história tenha um fundo de humor, achamos muito estranha. Partindo disso, começamos a cruzar mais dados e a balela se revelou. O primeiro ponto que denuncia a mentira é relacionado à trajetória do próprio Lula.

Às eleições de 1986 foram justamente as que levaram o nome de Lula definitivamente ao cenário político nacional. Naquele ano, ele foi eleito o deputado federal mais votado do país. Tão envolvido no pleito, ele já deveria saber o que era Lei Seca. O segundo ponto é em relação a suposta data das eleições, que seria 27/10/1986. As eleições de 1986 aconteceram, na realidade, no dia 15/11.

Só para terminar, resolvemos procurar de onde veio a tal carta da Shell e descobrimos que ela chegou à internet com outra pessoa como remetente. Nas primeiras versões do texto (lá por 2001), a “dúvida” seria de Conrado Augustino Jr. Detalhe: na primeira versão da “reclamação” não havia erros de português. Eles foram adaptados para a versão “Lula”.

Ao pesquisar o nome, descobrimos que a pessoa está em outros pedidos de informação inusitados como, por exemplo, esse para a HP. Só não deu para saber se a pessoa existe e se o pedido foi real ou só uma “trollagem”. Mas o fato é que não foi um tal de Lula que fez a pergunta.

Resumindo: não procede a informação que aponta que o ex-presidente Lula escreveu uma carta para a empresa Shell reclamando da Lei Seca. Trata-se de um boato que já circula há muito tempo e já foi desmentido por aqui.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet