Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula vai dar entrevista para TV no dia 27/10, véspera das eleições #boato

Lula vai dar entrevista para TV no dia 27/10, véspera das eleições #boato

Boato – Justiça autoriza entrevista do ex-presidente Lula no dia 27/10, após horário eleitoral na TV e na véspera do segundo turno das eleições.

Faltando poucos dias para o segundo turno das eleições, as polêmicas e notícias falsas continuam esquentando ainda mais o debate em torno das urnas. A última “notícia” do mundo político aponta para uma entrevista bombástica do ex-presidente Lula.

Segundo publicações nas redes sociais, o ex-presidente Lula dará uma entrevista no dia 27/10, após o fim do horário eleitoral na TV e Rádio e um dia antes do segundo turno das eleições. A mensagem afirma, ainda, que o petista revelará que Bolsonaro planejou seu atentado, que o candidato do PSL  não poderá se defender e que essa será a última cartada do PT e da Rede Globo. Ao fim, a mensagem apresenta o link de uma mensagem. Leia:

*URGENTE!!!* O presidiário Lula foi autorizado a dar entrevista dia 27 sábado, depois que acabar o horário eleitoral e um dia antes das eleições do segundo turno. Fontes confiáveis e dignas viram os textos que o militante está decorando para falar na TV. Ele vai dizer que foi o próprio partido de Bolsonaro que armou seu atentado, dizer que Bolsonaro incita o ódio e a violência, que bolsonaro vai perseguir os pobres e afirmar que vai voltar a presidência se HADDAD for eleito.

SERÁ A ÚLTIMA CARTADA NOJENTA, NAZISTA DESSA GENTALHA VERMES VERMELHOS JUNTO DA REDE ESGOTO. O objetivo da GLOBO, é ficar repercutindo e comentando a entrevista em várias emissoras, inclusive vai haver a interrupção da programação da globo onde vai entrar aquele PLANTÃO URGENTE ao vivo.

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

Tudo isso será na data estratégica, ou seja, dia 27 de outubro, um dia antes das eleições, onde bolsonaro não poderá se defender e nem dar entrevista pois é proibido pelo TSE. *REPASSEM E AVISE A TODOS PARA QUE NINGUÉM SEJA ENGANADO*

Lula vai dar entrevista na véspera do 2º turno das eleições?

A informação viralizou entre apoiadores do candidato Jair Bolsonaro no WhatsApp e no Facebook. Mas será mesmo que Lula vai dar uma entrevista na véspera do 2° turno das eleições? A resposta é não. Entenda os porquês.

Para começo de conversa, a mensagem segue o enredo clássico de boatos online: alarmista, cheia de informações vagas, não cita fontes confiáveis, possui erros de ortografia e pedidos de compartimentos. Pacote completo para ninguém colocar defeito.

Não por acaso, a fonte da notícia (que é linkada ao final da mensagem) é um site conhecido pela equipe do Boatos.org. Já desmentimos, por exemplo, histórias vindas de lá como de que Sérgio Moro escreveu um carta sobre “revolução” ao povo brasileiro e a entrevista de Adélio Bispo para a TV Globo.

Ao analisar o boato sobre a entrevista de Adélio e comparar com o texto da suposta entrevista de Lula, percebemos que a história de hoje é apenas uma “evolução” do outro boato. Mesmo com esses indícios, resolvemos buscar alguma informação sobre a história em fontes confiáveis e, como você deve imaginar, nada encontramos.

De fato, houve pedidos de entrevistas para o ex-presidente que, apesar de terem sido aceitos pelo ministro Ricardo Lewandowski, do Supremo Tribunal Federal (STF), foram derrubados pelo presidente do STF, o ministro Dias Toffoli. Pedidos que só devem ser apreciados após o final das eleições.

Por sinal, recentemente, a Procuradora-Geral da República, Raquel Dogde, apresentou um parecer contra o pedido para que o petista conceda entrevistas para a jornalista Mônica Bergamo (Folha de S. Paulo) e para o jornalista Florestan Fernandes Júnior.

Resumindo: Lula não vai dar nenhuma entrevista na véspera do 2º turno das eleições e tampouco foi autorizado pela Justiça para tanto. A história possui todas as características de boatos, nasceu em um site de fake news e não tem lógica nenhuma. Ou seja, boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.