Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > TV Globo vai entrevistar Adélio Bispo, homem que esfaqueou Bolsonaro #boato

TV Globo vai entrevistar Adélio Bispo, homem que esfaqueou Bolsonaro #boato

Boato – A TV Globo resolveu dar “um golpe” em Bolsonaro. Emissora fará entrevista com Adélio Bispo de Oliveira em que ele falará que Bolsonaro forjou atentado.

Em meio a todo o cenário de fake news da internet (a gente ainda vai fazer uma série com todos os arquétipos de criadores de notícias falsas), existe uma figura muito interessante: a do blogueiro que “recicla” boatos e republica.

Ele faz quase a mesma coisa que o Boatos.org faz, com a “pequena diferença” do sujeito aumentar a mentira em vez de desmentir. Acontece assim: um texto surge no WhatsApp, é (ou não chega a ser) desmentido e perde força. Aí chega essa figura, pega do “textão do zapzap”, coloca um elemento a mais, publica em um blog e bota a história para viralizar novamente. É de um caso assim que vamos tratar hoje.

Circula na internet a informação de que a TV Globo conseguiu autorização da Justiça para realizar uma entrevista com Adélio Bispo de Oliveira, homem acusado de esfaquear Bolsonaro. A mensagem aponta ainda que se trata de uma armação da emissora. A ideia seria fazer Adélio “colocar” a culpa em Bolsonaro para que o candidato do PSL perca votos.

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

O texto diz, ainda, que a Globo vai pagar R$ 800 mil para que Adélio dê a “entrevista exclusiva”, que ela será no dia 5 de outubro (para que não haja como Bolsonaro se defender) e pede compartilhamento. Leia a mensagem que circula online:

URGENTE! GOLPE ANUNCIADO DA TV GLOBO CONTRA BOLSONARO! A justiça autorizou o assassino, vagabundo militante, ( Adélio Bispo ) a conceder uma entrevista exclusiva para a TV GLOBO que receberá 800 mil da emissora como pagamento pela entrevista exclusiva! Na entrevista já está tudo combinado, o assassino irá fazer declarações mentirosas contra Bolsonaro, e chegará ao ponto de dizer que o atentado contra Bolsonaro foi uma armação!

A entrevista do criminoso será dia 05, sexta feira. Essas declarações mentirosas vão ao ar 2 dias antes das eleições 2018, justamente quando o horário político já estiver encerrado, e Bolsonaro vai está proibido de dar entrevista para se defender. A Globo comunista vai tentar a todo custo bombardear Bolsonaro na TV, e os ataques serão ao vivo durante todo o jornalismo da emissora.

Não acreditem, será a última cartada nojenta, nazista, dessa esquerdalha, vermes vermelhos. A TV vai ficar comentando na sexta à noite, sábado e domingo, quando Bolsonaro não terá mais como se defender. Guerreiros do Brasil, não vamos nos calar! Repassem esse texto urgente e aos montes para não pegar ninguém de surpresa. Deus será conosco nessa batalha contra as hostes do inferno. COMPARTILHEM AO MAXIMO!

TV Globo fará entrevista com Adélio Bispo, homem que esfaqueou Bolsonaro?

Falou mal da Globo e da esquerda (funcionaria bem também se falassem mal da direita, não se impressionem) sabe como é. A história viralizou na internet. Mas será mesmo que a Globo pagou R$ 800 mil para entrevistar Adélio e dar um “golpe em Bolsonaro”? A resposta é não.

Como dito no início do nosso texto, essa história é uma “reciclagem” do boato que falava que Adélio iria dar entrevistas no dia 5 de outubro. Como boa parte dos argumentos são parecidos, veja o que a gente escreveu (vamos fazer pequenas adaptações já para esse texto):

Antes de falar de “fatores externos”, vamos falar da mensagem em si. Primeiro, ela é vaga. Não diz para qual veículo vai ser a entrevista, em que condições e em que formato. Além disso, ela é alarmista, tem erros de português, pedido de compartilhamento e não cita fontes confiáveis (falar “fontes confiáveis” não vale como álibi). Ou seja, a mensagem fecha o “pacote completo de um boato”.

Ao pesquisar sobre o assunto, descobrimos que, de fato, há duas autorizações para Adélio Bispo dar entrevistas. As duas (uma para a Veja e outra para o programa Conexão Repórter, do SBT) ocorrerão no dia 27 de setembro (e não no dia 5 de outubro) e não têm nada de “ao vivo e em rede nacional”. É justamente o que aponta essa nota da Coluna Painel, da Folha.

Levando em conta que haveria uma entrevista no dia 5 (vai que a Justiça autoriza alguma outra entrevista) e a fonte “adivinhou” o que Adélio vai falar na entrevista, o que é pouco provável (isso é válido para textos dos dois lados que falam “em golpe”), qual seria o “peso” de uma declaração “bombástica” (e sem noção) de Adélio para a mídia? Provavelmente, pequeno.

Uma vez que ele já deu declarações que agiu sozinho e que as investigações já devem estar concluídas (pelo menos é o que aponta a previsão da PF), qualquer coisa “fora da curva” que ele declarar vai ser tratada mais como uma “mentira de um criminoso” do que outra coisa. Não se esqueça que todas as declarações que ele der devem passar pelo crivo de uma apuração jornalística. E, como vocês sabem (ou deveriam saber), não é tão difícil refutar hipóteses absurdas.

Há duas diferenças que merecem ser destacadas no boato de hoje. A primeira é que, no caso da história de hoje, o veículo de mídia e “detalhes da entrevista” (até o cachê) são citados. Isso facilita a nossa investigação já que a TV Globo não havia conseguido autorização para entrevista Adélio Bispo na cadeia (nem para o dia 27 tampouco para o dia 5). Isso enfraquece ainda mais a tese.

A segunda diferença é que até as entrevistas que estavam marcadas inicialmente para o dia 27 foram impedidas pela Justiça. O TRF-3 derrubou a decisão que autorizava a Veja e o SBT a falarem com o esfaqueador de Bolsonaro. De acordo com reportagem do site Jota, o juiz de segunda instância Nino Toldo disse o seguinte na decisão:

O momento é de prudência, quer no interesse da sociedade em apurar corretamente o fato criminoso atribuído a Adélio Bispo dos Santos e, eventualmente, responsabilizá-lo por isso; quer do próprio investigado, que, segundo consta, foi transferido para o Presídio Federal de Campo Grande/MS em razão de grave risco à sua vida e integridade física.

Olha só: nem a Globo havia conseguido autorização para entrevista o homem que atacou Bolsonaro nem os veículos de mídia que haviam conseguido autorização vão poder falar com a Adélio. Mas tem mais uma coisinha: o site que publicou a “bomba da Globo” é um site “criador de fake news” (usando, entre outras, a metodologia que descrevemos por aqui). A página (ou páginas “parceiras”) publicou recentemente outra história envolvendo Adélio e a Globo: a que Fátima Bernardes iria reformar a casa do sujeito.

Resumindo: o texto tem todas as características de boatos, surgiu em um site de fake news, não tem ligação com a realidade e é muito parecido que outra história falsa desmentida aqui. Ou seja: balela das grossas.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitoras do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164