Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula diz que está falando com o demônio e fez pacto com o diabo #boato

Lula diz que está falando com o demônio e fez pacto com o diabo #boato

Lula diz que está falando com o demônio e fez pacto com o diabo, diz boato

Boato – Em vídeo, durante encontro com membros de religiões de matrizes africanas, Lula disse que está falando com o demônio e que fez pacto com o diabo.

Como falamos ontem, o início de 2022 tem trazido, consigo, diversas publicações têm viralizado em redes sociais com o objetivo de “desconstruir” a imagem do ex-presidente Lula. Muitas dessas publicações trazem notícias falsas. É o caso da história de hoje.

Um vídeo do ex-presidente em um encontro com membros do movimento negro na Bahia tem viralizado na internet. As imagens mostram uma suposta fala de Lula sobre religião e o diabo. No conteúdo, ele teria dito que está “falando com o demônio e que foi consagrado ao diabo”.

Junto ao vídeo, mensagens apontando que Lula teria pacto com o diabo tem circulado na internet e mostram o vídeo como prova. Leia algumas das mensagens que estão circulando online, assista ao vídeo e leia a transcrição dele:

Versão 1: Lula, o protegido do demônio. Foi ele quem disse Versão 2: Ei vc que que se diz cristão e apoia o lula espia isso aqui . Ou você é de Deus ou você é do capiroto pq servi aos dois não dá . Versão 3: Lula: “Eu estou falando com o demônio e o demônio está tomando conta de mim.” Envie este vídeo a sua liderança religiosa e pergunte o que ela pensa disso. A guerra é também espiritual.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Transcrição: Eu ontem quando cheguei, as mulheres jogaram pipoca em mim e me entregaram um santo, como é que chama? Me entregaram Um xangô. Em relação com o demônio, eu estou falando com o demônio e o demônio está tomando conta de mim. E as religiões de matriz africana serão tratadas com maior decência com maior respeito é a nossa fé e a nossa crença. Obrigado as entidades que mitrogliduhsdhau.

Lula diz que está falando com o demônio e fez pacto com o diabo?

O vídeo não demorou para se espalhar na internet, principalmente entre figuras influentes bolsonaristas e grupos religiosos. Porém, é falsa a informação que aponta que Lula está falando com o demônio e fez pacto com o diabo.

A mensagem e o histórico já nos deixam desconfiados da veracidade da informação. A mensagem em questão tem características como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de informações em fontes confiáveis que provem que Lula disse isso.

Além disso, como falamos no início do texto, não é de hoje que informações falsas sobre Lula têm circulado na internet. Nos últimos dias, por exemplo, desmentimos histórias falsas que apontavam que Lula havia sido expulso de um shopping, estava em um iate caríssimo e tinha um contracheque de R$ 45 mil.

Ao buscar sobre o vídeo em questão, chegamos à verdade. Na realidade, o arquivo que está circulando na internet é uma montagem em cima de uma fala de Lula durante um encontro com o movimento negro na Bahia em agosto 2021.

Na fala original, Lula fala sobre as pipocas em questão que jogaram na chegada à Bahia, diz que, por isso, bolsonaristas iriam inventar que ele estaria falando com o demônio, criticou as fake news, disse que tem a sua religião (é católico), mas que no governo dele todas religiões seriam respeitadas e que não devemos mexer com a fé e a crença das pessoas. O trecho em que ele começa a falar é o de 1:53:45 e pode ser visto abaixo. Fizemos, também, a decupagem de cada trecho pinçado na montagem:

1:53:45 – Eu ontem quando cheguei, as mulheres jogaram pipoca em mim e me entregaram um santo, como é que chama? Me entregaram Um xangô. 1:54:03 – Em relação com o demônio, eu estou falando com o demônio e o demônio está tomando conta de mim. 1:54:40 – E as religiões de matriz africana serão tratadas com maior decência com maior respeito 1:55:19 – é a nossa fé e a nossa crença.

Como vocês puderam ver, o que está circulando é uma montagem em cima da fala de Lula. Em nenhum momento, ele afirmou que tem pacto com o diabo ou que teve um encontro com o demônio. Na realidade, ele parafraseou o que, de acordo com ele (que errado não estava), bolsonaristas falariam em fake news.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o ex-presidente Lula disse que teve um encontro com o demônio e que fez um pacto com o diabo. Na fala original, ele é bem claro ao dizer que essa acusação seria uma fake news e que iria respeitar todas as religiões em um possível governo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: