Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula não disse que vai fechar o Congresso em reunião que será realizada em agosto de 2023

Lula não disse que vai fechar o Congresso em reunião que será realizada em agosto de 2023

Lula disse que vai fechar o Congresso em agosto de 2023, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Lula fez uma ameaça ao Congresso Nacional ao dizer que tem a intenção de fechar a Casa em uma reunião em agosto de 2023.

  Introdução

Muitas vezes, uma narrativa falsa nasce de uma distorção de uma fala real de personalidades. Já há algum tempo, está circulando um vídeo do presidente Lula em que ele cita a questão de políticas ambientais e o Congresso brasileiro. A fala cita também a reunião da Cúpula da Amazônia, que deve ocorrer na semana que vem em Belém (Pará).

A partir do discurso, começou-se a falar na internet que Lula teria ameaçado o Congresso Nacional de fechamento. Leia a mensagem que está circulando online, sua transcrição e um vídeo que repercute o assunto:

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

Versão 1: *Lula vai fechar o Congresso. Essa é a intenção!!!..🦑 Esse é o plano!!!…🦑 Tal qual foi feito na Venezuela. *O🦑Ladrão tá mais MADURO. Grave. Lula ameaça Congresso.

Transcrição Lula: Faça uma ligação se não tem outra razão para a gente ter uma nova governança global que eu não depender do meu Congresso, que eu não depender o que a que o outro país não dependa do seu Congresso. Porque muitas vezes você aprova uma coisa no ACOP e quando chegam no seu país o Congresso não aprova os empresários não aceita e aí as coisas não são executadas então essa reunião de agosto que vai ser em Belém vai ser uma reunião marcante para a gente da seriedade na defesa da Amazônia.

Transcrição mulher: Vocês entenderam bem ele quer tomar decisões sozinho Ele não quer que o congresso se meta nas decisões. Quem é que era o ditador mesmo? Não era o Bolsonaro ditador? Gente o que que o povo está esperando pra pedir o impeachment desse velho gaga que que o povo está esperando? Está esperando ele implantar realmente a ditadura isso que ele quer, ele quer governar sozinho. Igual é nos outros países, amigo dele. Está aí meu povo. Esse é o nosso presidente

  Análise

A mensagem, de fato, cita uma fonte confiável, que é o próprio presidente Lula. Por outro lado, ela tem algumas características de fake news como o tom alarmista e os erros de português.

Além disso, não é de hoje que “superinterpretações” de falas de Lula geram fake news na internet. Já desmentimos, por exemplo, que ele teria falado que iria confiscar poupança dos brasileiros e que um “assaltozinho” na rua era bom.

Na parte da checagem, vamos verificar as seguintes informações: 1) Lula, de fato, fez a tal ameaça do Congresso e disse que iria o fechar na reunião em agosto? 2) O que Lula disse no vídeo em questão? 3) O que significa a fala dele?

Checagem

Lula, de fato, fez a tal ameaça do Congresso e disse que iria o fechar na reunião em agosto?

Não fez. Primeiro porque em nenhum momento ele falou explicitamente que iria fechar o Congresso tampouco faz a defesa disso (ao contrário de, por exemplo, muitos aliados e admiradores de Bolsonaro). Segundo porque não há qualquer movimento de Lula neste sentido (ao contrário do que ocorreu quando Bolsonaro estava no poder). Terceiro, porque a fala que está circulando foi editada.

O que Lula disse no vídeo em questão?

A declaração em questão foi feita em maio de 2023. De acordo com a página de transcrições do Palácio do Planalto, a declaração completa é a seguinte:

Se não tem outra razão para a gente ter uma nova governança global, que eu não depender do meu congresso, que outros países não dependam de seus congressos. Por que muitas vezes você aprova uma coisa numa COP e quando chega no seu país, o congresso não aprova, os empresários não aceitam e aí as coisas não são executadas. Então, nessa reunião, de agosto, que vai ser em Belém, vai ser uma reunião marcante para a gente dar seriedade na defesa da Amazônia

É por isso que eu faço uma ligação: se não tem outra razão para a gente ter uma nova governança global, com o fortalecimento das Nações Unidas com outros países, a questão do clima só vai ter solução se a gente tiver decisões globais. Que eu não dependa do meu congresso, que outro país não dependa do seu congresso. Porque muitas vezes você aprova uma coisa numa COP e quando chega no seu país o congresso não aprova. Os empresários não aceitam, e, aí, as coisas não são executadas.

Detalhe: no vídeo que está circulando, o trecho que cita a questão ambiental e somente ela (“se não tem outra razão para a gente ter uma nova governança global, com o fortalecimento das Nações Unidas com outros países, a questão do clima só vai ter solução se a gente tiver decisões globais”) é suprimido. E aí há a impressão de que ele quer governar sozinho.

O que significa a fala dele?

Claramente, ele apontou que a reunião na Amazônia fará com que o Congresso brasileiro dê a importância necessária para as questões ambientais e possa haver uma aprovação do que é combinado em acordos internacionais. Além disso, ele também defendeu que haja acordos globais deliberativos em relação ao meio ambiente (esta fala pode ser polêmica). Porém, não significa fechamento do Legislativo no Brasil.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Lula tenha falado que vai fechar o Congresso ou fez qualquer ameaça ao Legislativo brasileiro. Além de a fala ter sido distorcida e editada, não há nada que aponte (nem ao menos protestos de deputados e senadores) para isso.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm