Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Notícia que fala sobre “fim das forças auxiliares no Brasil” é falsa

Notícia que fala sobre “fim das forças auxiliares no Brasil” é falsa

Lula decretou o fim das forças auxiliares no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – Lula decretou o fim das forças auxiliares ao Exército no Brasil.

  Análise

Em um contexto no qual pessoas que defendem uma intervenção militar estão insatisfeitas com Lula, está circulando na Internet um suposto print do portal g1 que apontaria que o presidente resolveu tomar uma medida drástica.

A mensagem aponta que Lula e José Múcio Monteiro, ministro da Defesa, teriam decretado o “fim das forças auxiliares do Exercito”. No lugar, seria criada uma “Guarda Nacional”. A suposta notícia está em uma página similar ao layout do portal g1. Leia o teor dela:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

SEGURANÇA Fim das Forças Auxiliares do Brasil. Por Jemerson Emboava | @jemersonemb91 Nos bastidores do Planalto, Lula e o Ministro de Defesa, José Múcio Monteiro confirma o fim das Forças Auxiliares no Brasil, com o objetivo de criar uma Guarda Nacional. “Nosso ponto de partida será desarmar policiais militares e policiais civis. Posteriormente a guarda civil.” – José Múcio Monteiro (Ministro da Defesa do Bras:)

Segundo as informações, este projeto já está em adamento, mas sem uma data definida. Tal feito está sendo alinhado com os apoiadores, ministros e profissionais internacionais na área de segurança. “DESARMAR POLICIAIS MILITARES E CIVIS”. ABSURDO!!!!!

Na checagem, vamos responder a três questões. A primeira é se, de fato, Lula decretou o fim das forças auxiliares. A segunda é se há alguma chance de Lula decretar o tal fim das forças auxiliares do Exército. A terceira é se o portal g1 deu a notícia.

Checagem

Lula decretou o fim das forças auxiliares?

Não. Pelo que aponta a data do suposto print, o tal anúncio teria ocorrido em janeiro de 2023. Estamos em agosto e a tal informação não consta em nenhum lugar. Ou seja, a história brotou do nada é sequer se sustentou.

Há alguma chance de Lula decretar o tal fim das forças auxiliares do Exército?

Há, de fato, pressão de alguns setores da política pela desmilitarização da polícia no Brasil. Este debate, porém, está incipiente. Dada a força política dos policiais (que têm alguns representantes, inclusive, no Legislativo), é improvável que haja força política para uma aprovação como essa.

O portal g1 deu a notícia?

Não. Assim como nos exemplos que mostramos, não é verdade que o g1 deu tal informação. O formato do texto, aliás, é parecido com de outro que já desmentimos. Na ocasião, foi dito que Lula criaria uma guarda nacional boliviana e também a história surgiu de um print falso do g1.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Lula tenha decretado o fim de corporações que sejam forças auxiliares do Exército. A mensagem é falsa, assim como o print do g1.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm