Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula cortou o próprio dedo para se aposentar por invalidez #boato

Lula cortou o próprio dedo para se aposentar por invalidez #boato

Lula cortou o próprio dedo para se aposentar por invalidez, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Relato de colega prova que o ex-presidente Lula cortou o próprio dedo visando apenas se aposentar.

Existem histórias que sempre circulam na internet em tempos de eleições. Uma delas diz respeito à perda do dedo do ex-presidente Lula. A mais nova das histórias aponta que ele cortou o próprio dedo para poder se aposentar.

Em 2022, a história é acompanhada por um vídeo de um senhor que apontava para a intenção. Junto ao vídeo, que não será exibido aqui, há mensagens que apontam que ele teria se aposentado após tirar o próprio dedo dolosamente. Leia algumas das histórias que circulam por aí:

Versão 1: A história de como Lula perdeu o dedo só pra se aposentar Versão 2: @LulaOficial Já era picareta desde quando chegou a São Paulo, cortou o próprio dedo para se aposentar Versão 3: Segundo o depoimento desse senhor, deixa a entender que o Lula quando trabalhava de torneiro mecânico, decepou o dedo para se aposentar. Será verídico essa história? Se for, é muito grave.

Lula cortou o próprio dedo para se aposentar por invalidez?

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Não demorou para a história se espalhar com todas as forças na internet e fortalecer a tese. Porém, não é verdade que Lula se aposentou por invalidez porque cortou o próprio dedo em uma fábrica.

Tanto na mensagem como no relato em questão há contradições que enfraquecem a chance da história ser real. Vamos apontar para três que derrubam a tese em questão.

A primeira das contradições (descrita tanto na mensagem como no vídeo) é que aponta que Lula se aposentou por causa do dedo decepado. No Boatos.org, nós desmentimos essa mesma tese em 2015. Relembre o que escrevemos na época:

O ex-presidente realmente não recebe aposentadoria por causa do dedo. O acidente que causou a perda do dedo de Lula aconteceu no ano de 1964. Essa matéria da revista Trip conta a história. Na época, ele tinha 18 anos. E, como se sabe, ele continuou trabalhando por muito tempo como metalúrgico. Imagina só: se ele tivesse se aposentado, teria largado as fábricas (e o movimento sindical). Aposentados por invalidez não podem exercer outras atividades remuneradas.

Para além disso, temos um desmentido do próprio Instituto Lula. Em nota publicada no dia 27 de março, é afirmado que o ex-presidente não recebe aposentadoria nenhuma. Sendo assim, podemos chegar à conclusão de que a história é mais uma notícia falsa da internet.

Além disso, há mais contradições a respeito do assunto. A pessoa que faz o relato fala em “fábrica da Vilari”. Só que, na realidade, Lula (como apontado ali em cima) perdeu o dedo na fábrica Independência. Para terminar, a pessoa fala que Lula organizou a primeira greve do Brasil. Também não é verdade. Greves existem no Brasil desde 1917, antes mesmo do ex-presidente nascer.

Resumindo: não procede a informação que aponta que o ex-presidente Lula retirou o dedo para se aposentador. Além de ele não ser aposentado por invalidez, há contradições que enfraquecem a tese apontada na história.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: