Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula diz que é contra prender menor só porque matou porque quem morreu não volta mais #boato

Lula diz que é contra prender menor só porque matou porque quem morreu não volta mais #boato

Lula diz que é contra prender menor só porque matou porque quem morreu não volta mais, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Ex-presidente Lula diz que é contra prender um menor que mata pessoas porque quem morreu não volta mais. 

Não importa o personagem, a receita é sempre a mesma: uma foto, uma frase bombástica, a crença de usuários descuidados e, pronto, temos mais uma balela. No caso de hoje, a história envolve uma “declaração” polêmica do ex-presidente Lula.

A imagem que viralizou online aponta para uma declaração do ex-presidente Lula sobre a prisão de menores para a Revista Época. Segundo a publicação, o petista teria dito que é contra prender um menor que mata pessoas porque quem morreu não volta mais. Leia o que diz a mensagem:

FRASE DE UM DOS MAIORES IMBECIS QUE O MUNDO JÁ PRODUZIU!  “SOU TOTALMENTE CONTRA PRENDER UM MENOR QUE MATA PESSOAS. DEVEMOS COLOCA-LO NA ESCOLA PARA REEDUCA-LO. QUEM MORREU, MORREU. NÃO VOLTA MAIS. AGORA DEIXAR PRESO UM MULEQUE SÓ PORQUE ELE MATOU, SOU CONTRA”. Luiz Inácio Lula da Silva.

Lula diz que é contra prender menor só porque matou porque quem morreu não volta mais?

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A mensagem se espalhou pelos quatros da internet. Mas será mesmo que Lula falou que “é contra prender menor só porque matou porque quem morreu não volta mais e blá, blá, blá”? A resposta é não. Para você entender tudo, vamos aos fatos.

Logo de cara, duas coisas nos fizeram desconfiar. A primeira delas está no fato de que a história carrega as principais características de boatos online: é vaga, alarmista, possui erros de português e não cita fontes confiáveis. A segunda está ligada ao histórico de textos falsamente atribuídos ao ex-presidente. Aqui, no Boatos.org, são comuns histórias que colocam palavras na boca dos outros.

Com base nisso, tentamos buscar em que ocasião Lula teria falado a tal frase. Como imaginávamos, não encontramos nada. Mais do que isso, descobrimos que, em 2018, a história foi desmentida pelo projeto Comprova. O site explica que, em 2015, a Revista Época publicou uma matéria com declarações do petista sobre a prisão de menores durante o evento da Federação Única dos Petroleiros (FUP). Mas, ao contrário do que se imagina, Lula não fala em ser contra prender menor só porque matou porque quem morreu não volta mais.

A própria revista desmentiu a informação. De acordo com a Época, esta é “a única reportagem da revista que relaciona Lula com o tema”. “Quem quer que tenha produzido esta imagem modificou o sentido da declaração. Além disso, ao descontextualizar a citação e -sem permissão- inserir o logotipo da Época na imagem, provavelmente tinha a intenção de causar um efeito distinto do pretendido originalmente pela matéria”, afirmou a publicação em nota enviada ao Comprova.

Por sinal, vale dizer que outros veículos também fizeram a cobertura jornalística do evento da FUP, mas em nenhum deles Lula aparece dizendo ser contra prender um adolescente “só porque ele matou” e tampouco o material preparado pela FUP.

Resumindo: embora o ex-presidente Lula seja contra, ele nunca disse que é contra prender menor só porque matou porque quem morreu não volta mais. Ou seja, tudo não passa de boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.