Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que Lula esteja instalando orelhões porque vai censurar redes sociais

É falso que Lula esteja instalando orelhões porque vai censurar redes sociais

Lula começou a instalar orelhões em Tocantins porque vai censurar as redes sociais no Brasil, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O presidente Lula começou a instalar orelhões porque vai proibir as redes sociais no Brasil. Projeto começou em Palmas, no Tocantins.

Análise

Em meio a medidas do TSE para evitar a disseminação de desinformação durante as eleições municipais de 2024, o que não tem faltado na internet são mensagens falando em “censura” e “fim de redes sociais”. Neste sentido, um vídeo está viralizando na internet.

Nas imagens, um homem se aproxima a trabalhadores da Oi que estão instalando um orelhão na cidade de Palmas, Tocantins. Ele os interpela e começa a contar que “este é um projeto de Lula”.

O projeto consistiria em instalar orelhões em todo o Brasil (começando por Palmas) porque as redes sociais e celulares seriam censuradas no Brasil.

Vídeo: é falso que Lula parou doações em Lajeado e Encantado destruiu donativos

O vídeo também foi utilizado por “influenciadores de direita” para ataque ao governo falando sobre a “censura” e também apontando que seria tudo para “favorecer a empresa de Lulinha” (que seria a Oi). Leia algumas das mensagens que circulam online, a transcrição e assista ao vídeo:

Versão 1: TUDO CORTINA DE FUMAÇA PARA DESVIAR DINHEIRO, “UMA MAÇÃ NUNCA CIA LONGE DA ARVORE ” “ACREDITEM” ORELHÕES COMEÇAM SER INSTALADOS EM PLENO GOVERNO INÁCIO PELA EMPRESA QUE TEVE NEGOCIATAS COM LULINHA

Versão 2: “ACREDITEM” ORELHÕES COMEÇAM SER INSTALADOS EM PLENO GOVERNO INÁCIO PELA EMPRESA QUE TEVE NEGOCIATAS COM LULINHA
INACREDITÁVEL!!! ELES SÃO CAPAZES DE TUDO

Versão 3: ORELHÃO VOLTANDO VAI ACABAR AS REDES SOCIAIS FAZ O L PETRELHADA. TOCANTINS JA SIM PREPARANDO PARA O SEU FUTURO

Transcrição: Aqui os orelhão está voltando. O o Lula agora já está com projeto que vai como se diz fechar mesmo as redes sociais e aí já está instalando aqui uns uns orelhão aqui em Palmas. No Brasil quase todo né? Pro povo por cartãozinho. É bom assim que negócio de rede sociais é só pra ele mesmo que são mais é o rapaz programando aqui oh. Vai voltar. Carro está aqui. Então diz que é pra colocar no Brasil todo.

E aí cabra negócio de celular, esses que tem ainda vai usar, depois os pobre nós vai poder comprar não. Ó os homem aqui ó. Vai colocar vários orelhão agora, não vai? Tocantins todo. Em Tocantins todo? Todinho. Rapaz, aqui é os rapaz que estão instalando ó. Por aqui. Começou por Palmas Isso é é uma obra aí do Lula, né? Talvez seja a primeira obra dele. Pode ligar de graça, de graça meu irmão disse que agora todo mundo que é eleitor dele vai ligar de gás, vai gastar algum cartão. Ó aí. Entendeu? Valeu

Checagem

Admito que três perguntas talvez não sejam o suficiente para lidar com tanta informação (ou desinformação) contida nas publicações. Porém, vamos tentar. As perguntas são as seguintes: 1) É verdade que Lula começou a instalar orelhões em Palmas (Tocantins) porque vai acabar com as redes sociais no Brasil? 2) Lula está instalando orelhões no Brasil todo porque quer favorecer Lulinha “dono da Oi”? 3) Haverá censura de todas as redes sociais e celulares no Brasil?

É verdade que Lula começou a instalar orelhões em Palmas (Tocantins) porque vai acabar com as redes sociais no Brasil?

Não. A história em questão se assemelha muito ao “causo” da mamadeira de piroka. Um cidadão estava andando na rua, viu uma situação e inventou uma narrativa do nada. A partir daí, o conteúdo começou a ser espalhado como “meme” e também como coisa séria e gerou desinformação.

Não há nenhuma lógica na alegação de que orelhões serão instalados porque “haverá censura na internet no Brasil”. Além disso, não há qualquer fonte confiável que aponte para isso.

Por mais que o vídeo aponte que não “existem mais orelhões no Brasil”, os aparelhos (apesar de raros) ainda podem ser encontrados em diversas cidades. De acordo com dados da Anatel, Palmas tem 20 orelhões. 

Vale apontar que há um movimento contrário em relação aos aparelhos. A tendência é que o número de orelhões diminua ainda mais com o passar do tempo. No país, há 97 mil aparelhos. Sendo que apenas 56 mil estão em funcionamento. O número já é menor do que, por exemplo, 2022.

Lula está instalando orelhões no Brasil todo porque quer favorecer Lulinha “dono da Oi”?

Também não. A primeira parte da questão já foi desmentida na primeira pergunta (ao falarmos que não há uma tendência de instalação de orelhões no país).

A segunda, que aponta que Lulinha é “dono da Oi”, também é falsa. É fato que houve uma investigação sobre a relação de uma empresa de Fábio Luis da Silva com a Oi. Porém, a investigação foi arquivada. Ou seja: nem há aumento de orelhões, nem a Oi é uma empresa do “Lulinha”.

Haverá censura de todas as redes sociais e celulares no Brasil?

Também não. A fala sobre “censura de redes sociais” não passa de uma retórica de grupos que, normalmente, espalham desinformação. As medidas tomadas pelo TSE (e que não têm relação com Lula) para as eleições não configuram censura.

Além disso, é improvável que plataformas de redes sociais resolvam “deixar o Brasil” por conta de regras de conteúdo. Como empresas, elas, com certeza, enxergam que “dispensar” o país acarretaria em prejuízo.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Lula esteja planejando a volta dos orelhões para censurar redes sociais ou favorecer o filho “Lulinha” (que não é dono na Oi). A postagem que está viralizando não passa de um amontado de besteiras que insiste em viralizar online.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).