Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Lula chama seus eleitores de “vagabundos”, “traficantes” e “bandidos” #boato

Lula chama seus eleitores de “vagabundos”, “traficantes” e “bandidos” #boato

Lula chama seus eleitores de “vagabundos”, “traficantes” e “bandidos”, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Durante comício, o ex-presidente Lula disse a seguinte frase “é importante que eles saibam quem são vocês. A primeira coisa que ele tem que saber que aqui tem vagabundo, aqui tem traficante, aqui tem bandido”.

A tentativa de colar a imagem de Lula com a de criminosos é uma das principais estratégias da campanha de Bolsonaro. Para além disso, o que não tem faltado na internet são mensagens que seriam a prova de que o ex-presidente “defende bandido”. A última das histórias remete a um vídeo de um comício.

Nas imagens, Lula teria dado a seguinte declaração: “é importante que eles saibam quem são vocês. A primeira coisa que ele tem que saber que aqui tem vagabundo, aqui tem traficante, aqui tem bandido”. Junto ao vídeo, há mensagens como “isso a imprensa não mostra” e “Lula diz que seus eleitores são tudo vagabundo, bandido, traficante”.

Lula chamou seus eleitores de “vagabundo”, “traficante” e “bandido”?

O que não faltou foi mensagem falando da tal declaração de Lula. Porém, o vídeo que está circulando online foi editado para dar impressão de que o ex-presidente estava xingando os seus eleitores.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

A mensagem e o histórico de boatos do tipo já nos deixou muito desconfiados da veracidade da informação. O texto é vago, alarmista e tem erros de português. Além disso, não é de agora que fake news sobre vídeos com cortes e editados circulam na internet. Já desmentimos, por exemplo, um vídeo falso que aponta que Lula “confessou tudo” e outro que apontava que Bolsonaro disse que iria cortar 25% dos salários.

Ao observar o vídeo, é possível ver claramente cortes na fala de Lula. E, ao buscar pelo vídeo original, descobrimos que Lula falou exatamente o contrário do que está sendo apontado na fake news.

O vídeo é de 2017. Na ocasião, Lula visitou uma ocupação em São Bernardo do Campo (SP). No trecho em questão, ele diz o seguinte: “É importante que eles saibam quem são vocês. A primeira coisa é que eles têm que saber que aqui não tem vagabundo. Aqui não tem traficante. Aqui não tem bandido”. Assista ao vídeo correto:

Com isso, não há mais nada o que falar. A história que aponta que Lula chamou seus eleitores de “vagabundos”, “traficantes” e “bandidos” é falsa. Não passa de mais um boato que usa um vídeo editado e que insiste em viralizar online.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3sexfTk
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: