Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Luiz Fux, do STF, decreta fim do auxílio para anistiados na Ditadura #boato

Luiz Fux, do STF, decreta fim do auxílio para anistiados na Ditadura #boato

Boato – Decisão do ministro do STF, Luiz Fux, suspende auxílio para anistiados na Ditadura como FHC, Gil e Caetano. “Todos estão economicamente bem”, diz ministro. 

Desde que Jair Bolsonaro assumiu à Presidência da República, muita gente está “bradando aos quatro cantos” contra benefícios pagos pelo Estado. Um desses grupos que são “alvo” é dos anistiados políticos que recebem reparação econômica pela perseguição política sofrida durante o período do regime militar.

E, de acordo com uma mensagem que circula na internet, eles estão com seus dias contados. Circula pelas redes sociais a informação de que o ministro Luiz Fux, vice-presidente do STF, decretou o fim do auxílio para anistiados na Ditadura a pedido do presidente Jair Bolsonaro e dito que “todos estão economicamente bem”. Junto à publicação, circula uma lista de beneficiários que teriam perdido o auxílio. Gilberto Gil, Caetano Veloso e Marieta Severo são alguns dos nomes presentes na lista. Confira:

Ministro Luiz Fux, deferiu uma cautelar provisória a pedido do presidente eleito, para a suspensão do financiamento de anistiados da ditadura. “Não faz sentido manter o financiamento, já que todos estão economicamente bem de vida”. Declarou o ministro a respeito do deferimento. 3:14 AM · 21 de jan de 2019 ·’Foram fechadas as torneiras para FHC, Gil, Caetano, Marieta Severo, Chico, dentre outros. São cerca de duas mil pessoas recebendo créditos de até $ 30.000,00. Que esse dinheiro vá para quem realmente precisa!!! Notícia boa!!!! (informação By Paulo Cesar Magdalena)

Luiz Fux, do STF, decreta fim do auxílio para anistiados na Ditadura?

Vídeo: é falso que viúva de Eduardo Campos, Heloísa, escreveu texto sobre Lula

Óbvio que a mensagem se espalhou e gerou comentários do tipo “acabou a mamata” e “petralhas vão ter que trabalhar”. Mas será mesmo que o ministro decretou o fim do auxílio? A resposta é não. Entenda os porquês.

Há dois erros clássicos na história. O primeiro é que a mensagem carrega um trecho da história sobre a “bolsa ditadura”, que já foi desmentida pelo Boatos.org. Sim, a “notícia” ganhou força na internet com base na premissa falsa de que o governo estaria gastando R$ 365 milhões mensais com o pagamento de indenizações de Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Marieta Severo. Só que os nomes não constam na lista de beneficiários da Comissão de Anistia, assim como na lista do Ministério da Justiça.

O segundo deles está no próprio texto, que é alarmista, não apresenta fontes confiáveis e possui erros de português. Para além disso, ao buscar notícias sobre o assunto, não encontramos nada a respeito. Com isso, resolvemos procurar pela fonte da informação e chegamos ao tuíte de uma suposta conta do STF, que, na verdade, é uma conta fake do órgão. Inclusive, na própria descrição do perfil há a informação de que trata-se de uma “sátira”.

Acreditamos que o caminho da fake news foi o seguinte. Primeiro, a conta “zoeira” do STF no Twitter publicou a informação. Depois, alguém pegou o tuíte e juntou a uma fake news já desmentida no Boatos.org sobre artistas beneficiados pela “Bolsa Ditadura”. Por fim, colocaram uma imagem do ministro e, voilá, está pronto mais um boato.

Resumindo: o ministro do STF, Luiz Fux, não decretou o fim do auxílio para anistiados políticos. A história é fruto da soma de uma sátira, fake news e muita desinformação. Ou seja, #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.