Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Livro de Haddad “Em Defesa do Socialismo” cita o “Decálogo de Lênin” #boato

Livro de Haddad “Em Defesa do Socialismo” cita o “Decálogo de Lênin” #boato

Boato – Vazou na internet imagens do livro de Fernando Haddad (PT) chamado Em Defesa do Socialismo. Ele cita o famigerado Decálogo de Lênin.

Já falamos algumas vezes aqui no Boatos.org daquelas fake news que são “soltadas na internet”, são desmentidas e, mesmo assim, servem como base para outras notícias falsas. É novamente o caso da história de hoje.

Há algum tempo, o Boatos.org apontou que havia um documento falso escrito por Lênin chamado “Decálogo de Lênin” circulando com força na internet e servindo de argumento contra o “comunismo”. À época explicamos e mostramos diversas vezes que o tal decálogo foi desmentido por fontes estrangeiras (como esse livro) e foi originalmente atribuído a outra situação (de 1919 na Alemanha).

Pois bem. Agora, as pessoas falam que o tal Decálogo não só foi escrito por Lênin como também está no livro escrito, olha só, por Fernando Haddad (PT), candidato à Presidência da República. Leia algumas mensagens que circulam online e falam do assunto:

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 1: Uma pequena parte do Livro do Haddad. Ou as pessoas não fazem ideia do que defendem, ou de fato apoiam esse pensamento. Pequeno trecho! Essa semana tem mais! Versão 2: Nesse livro, o professor Haddad explica a técnica de dominação das massas pelo marxismo. Aplicação sistemática do decálogo de Lenin.

Versão 3: Olha isso aí, livro do Haddad. Cita o decálogo de Lênin. Leiam é o fim da picada. E estes porcarias de esquerda sonham com isso. O fim da família, da pátria, da religião Não entendo como o povo Brasileiro, um dos povos mais religiosos do mundo, entrou nessa falácia de pt

Versão 4: Techo do livro “Em Defesa do Socialismo” do doutor e candidato do PT à presidencia, Fernando Haddad. OS DEZ MANDAMENTOS DO COMUNISMO “DECÁLOGO DE LÊNIN” 1.Corrompa a juventude e dê-lhe liberdade sexual; 2.Infiltre e depois controle todos os veículos de comunicação de massa; 3.Divida a população em grupos antagônicos, incitando-os a discussões sobre assuntos sociais;

4.Fale sempre sobre Democracia e em Estado de Direito, mas, tão logo haja oportunidade, assuma o Poder sem nenhum escrúpulo; 5.Colabore para o esbanjamento do dinheiro público;6.Coloque em descrédito a imagem do País, especialmente no exterior e provoque o pânico e o desassossego na população por meio da inflação;  7.Promova greves, mesmo ilegais, nas indústrias vitais do País; 8.Promova distúrbios e contribua para que as autoridades constituídas não as coíbam;

9.Contribua para a derrocada dos valores morais, da honestidade e da crença nas promessas dos governantes. Nossos parlamentares infiltrados nos partidos democráticos devem acusar os não-comunistas, obrigando-os, sem pena de expô-los ao ridículo, a votar somente no que for de interesse da causa socialista; 10.Procure catalogar todos aqueles que possuam armas de fogo, para que elas sejam confiscadas no momento oportuno, tornando impossível qualquer resistência à causa…

Livro de Haddad “Em Defesa do Socialismo” citou o “Decálogo de Lênin”?

As imagens da capa do livro e do tal “trecho da página 14” circulam com força na internet. Mas será mesmo que o livro de Fernando Haddad cita o Decálogo de Lênin? A resposta é não. Vamos aos fatos.

A grande vantagem de desmentir esses boatos que são uma “suíte” (continuação) de outros é que os argumentos utilizados por outros boatos já desmentem a história da qual estamos tratando. Sim, amigos, as fake news adoram se contradizer.

Quando desmentimos a origem do Decálogo de Lênin, percebemos que uma das teses que sustentava o boato citava que o Decálogo estava no livro O Pensamento Vivo de Lênin, publicado no Brasil em 1987. Não sabemos se essa informação é real (se for, o autor do livro errou), mas o fato é que as mesmas páginas já circulavam como se fossem de outra obra.

Outro desmentido de boato também nos fez crer que o livro de Haddad Em Defesa do Socialismo não tem o Decálogo de Lênin. Há cerca de 24 horas falamos da história que apontava que o livro “defendia o incesto”. Uma das fontes da informação é o filósofo Olavo de Carvalho, que afirma ter lido a obra. Agora vamos raciocinar, se ele tivesse visto o trecho, obviamente teria falado na internet.

Resumindo: a história que aponta que Fernando Haddad publicou o Decálogo de Lênin (que já explicamos que não é de Lênin) em seu livro “Em Defesa do Socialismo” é falsa. As mesmas páginas já foram atribuídas a outras obras e mesmo quem leu o livro preferiu citar outros trechos. Balela.

PS: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema para o Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, no Facebook e WhatsApp no telefone (61) 991779164.