Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > José Dirceu diz que maçonaria sabotou a esquerda na América Latina #boato

José Dirceu diz que maçonaria sabotou a esquerda na América Latina #boato

José Dirceu diz que maçonaria sabotou a esquerda na América Latina, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Para José Dirceu, maçonaria sabotou a esquerda na América Latina. Segundo ele, é preciso derrotar os maçons antes de combater a direita.

Na América Latina, as coisas não andam muito fáceis para a esquerda. Nos últimos anos, vários países viram emergir uma onda direitista na região, o que acabou enfraquecendo as pautas políticas da esquerda. A Bolívia, por exemplo, é um dos casos mais recentes. Após renunciar ao cargo de presidente da Bolívia, Evo Morales precisou sair do país em direção ao asilo político, no México, e viu a oposição tomar conta do poder.

E de acordo com a história de hoje, parece que tem gente preocupada com a ascensão de direita na América Latina. Segundo publicações, o ex-deputado e ministro José Dirceu teria afirmado que a maçonaria foi a responsável pela queda da esquerda na América Latina. “JOSÉ DIRCEU CULPA MAÇONS POR SABOTAR A ESQUERDA. Segundo José Dirceu para salvar a América Latina da Direita Reacionária, terá antes de destruir a maçonaria”, diz a mensagem.

José Dirceu disse que maçonaria sabotou a esquerda na América Latina?

As publicações ganharam força nas redes sociais e deixaram muita gente incomodada. Mas será que é verdade que José Dirceu realmente teria dito que a esquerda na América Latina foi sabotada pela maçonaria? A resposta é não!

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Vamos aos fatos! Ao ler as mensagens, de cara, ficamos desconfiados. Isso porque as publicações seguem aquele velho roteiro de fake news na internet: são vagas, alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis.

Além disso, citações falsas atribuídas a famosos não são uma novidade aqui no Boatos.org. Nossa equipe já desmentiu várias delas, como a história que dizia que Sadio Mané teria afirmado que não precisa de Ferraris ou aviões e que doa 70 euros por mês a um povoado em Senegal. Também a suposta declaração de Anitta que teria afirmado admirar o homem que matou Hitler e, por fim, o caso que apontava que Dilma teria dito que esperava que as manchas de óleo não chegassem a Minas Gerais.

Resolvemos, então, buscar pela suposta declaração. Porém, após as buscas, nada encontramos (assim como em outros casos). Ao procurarmos pela origem da história, descobrimos que a fonte de informação já foi responsável por diversas fake news desmentidas aqui no Boatos.org, como a história que dizia que a morte de dona Marisa seria uma farsa, também o caso que apontava que o secretário-geral da ONU teria ameaçado o Brasil e a história que dizia que a Áustria é o primeiro país 100% de direita a proibir o comunismo.

Em resumo: a história que diz que José Dirceu disse que maçonaria sabotou a esquerda na América Latina é falsa! Além da mensagem conter as principais características de fake news (caráter vago, alarmista, erros de português e falta de fontes confiáveis), descobrimos que a fonte da informação é uma velha conhecida do Boatos.org e já disseminou várias outras histórias falsas. Ou seja, tudo não passa de balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2KTV79R