Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Mundo > Áustria é o 1º país com governo 100% de direita e proíbe comunismo #boato

Áustria é o 1º país com governo 100% de direita e proíbe comunismo #boato

Boato – Áustria é o primeiro país do mundo a ser governado por um governo 100% de direita. Sebastian Kurz vai proibir o comunismo no país.

Já que estamos chegando em 2018, peço que observem uma coisa. No ano que vem, vai se falar cada vez mais sobre extrema-direita e extrema-esquerda (seja lá o que isso signifique). Tem gente treinando desde já. Mais do que isso, essas pessoas estão usando outros países como exemplo.

Circula na internet, uma mensagem que “vomita” uma dúzia de informações sobre a Áustria e o seu novo governo. O motivo de tudo isso é a empolgação com a eleição do novo primeiro-ministro do país, Sebastian Kurz. Como há muita coisa a ser desmentida, dá uma lida primeiro na imagem que está sendo compartilhada no Facebook e no WhatsApp:

Áustria terá governo 100% de direita e proibição do comunismo, diz boato
Áustria terá governo 100% de direita e proibição do comunismo, diz boato

Áustria terá governo 100% de direita e proibição do comunismo?

Há tantas informações no texto que hoje vamos analisar trecho por trecho. O importante é saber que a mensagem é mais falsa do que nota de três reais. Vamos aos fatos.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Para começar, a fonte da informação é mais do que suspeita. Trata-se de um perfil do Facebook que vive publicando boatos por aí. Só para citar um exemplo: o mesmo perfil postou que Marisa Letícia não havia morrido. Ou seja, não dá para acreditar no que vem de lá. Dito isso vamos ao primeiro trecho do texto.

“E VIVA A ÁUSTRIA. A Áustria é o primeiro país a ser governado por um governo 100% de Direita”.

Como diria uma apresentadora de TV a um pré-candidato, Oi? Não, não é isso. Para começar, o governo da Áustria não é “100%” de direita. Sim, a chamada extrema-direita está com o principal cargo. Mas o regime parlamentarista “fatia” os ministérios. Logo, o ÖVP (partido de Sebastian Kurz) ficou com seis das 14 cadeiras. Sociais democratas e liberais ficaram com as outras cadeiras. Não se trata de “100% de direita”.

Mas você pode dizer que a interpretação é outra: que a Áustria é o primeiro país com um “líder” 100% de direita. A afirmação também é errada. Podemos citar muitos exemplos de líderes de direita, mas vamos a um mais recente. Em 2016, Rodrigo Duterte, considerado de extrema-direita, foi eleito nas Filipinas.

O Primeiro Ministro Sebastian Kurz ( 29 anos ) já entrou limpando : Pena perpetua para traficantes..Corte de ajuda de custos a estrangeiros que não podem mais usar os serviços públicos, terão de pagar por eles…E PROIBIÇÃO DO COMUNISMO …

Para começar, a idade de Kurz está errada. Ele tem 31 e não 29 anos. Para além disso, nenhuma das iniciativas acima é real. Sobre pena perpétua para traficantes e proibição do comunismo, não ouvimos nada a respeito. Sobre migração, é fato que ele quer restringir. Mas também não há nenhuma notícia a respeito de “corte de ajuda de custos”.

Kurz após assumir o cargo foi a uma penitenciária e na frente de mais de 7 mil presidiários disse : VOCÊS TÊM UMA DÍVIDA MORAL COM POVO DA ÁUSTRIA! A PARTIR DE HOJE IRÃO TRABALHAR NOS SERVICOS PÚBLICOS PARA SE REDIMIREM E COMER ..

Óbvio que se trata de mais uma lenda. Kurz não apareceu em penitenciária nenhuma e não disse nada. O primeiro discurso dele foi em um local mais tradicional: o parlamento da Áustria. Vale lembrar um detalhe: Kurz já era ministro das relações exteriores do país desde 2013. Mesmo nos holofotes há algum tempo, não há nenhum “causo” de ida na prisão e discurso neste período.

Resumindo: nem a história que aponta que a Áustria é o primeiro país controlado por um governo 100% de direita é real, nem qualquer informação do texto faz sentido. Para completar, a fonte já é conhecida do Boatos.org. O resultado é mais uma mentira desmascarada.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.