Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > José Dirceu diz que maçonaria sabotou a esquerda na América Latina #boato

José Dirceu diz que maçonaria sabotou a esquerda na América Latina #boato

José Dirceu diz que maçonaria sabotou a esquerda na América Latina, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Para José Dirceu, maçonaria sabotou a esquerda na América Latina. Segundo ele, é preciso derrotar os maçons antes de combater a direita.

Na América Latina, as coisas não andam muito fáceis para a esquerda. Nos últimos anos, vários países viram emergir uma onda direitista na região, o que acabou enfraquecendo as pautas políticas da esquerda. A Bolívia, por exemplo, é um dos casos mais recentes. Após renunciar ao cargo de presidente da Bolívia, Evo Morales precisou sair do país em direção ao asilo político, no México, e viu a oposição tomar conta do poder.

E de acordo com a história de hoje, parece que tem gente preocupada com a ascensão de direita na América Latina. Segundo publicações, o ex-deputado e ministro José Dirceu teria afirmado que a maçonaria foi a responsável pela queda da esquerda na América Latina. “JOSÉ DIRCEU CULPA MAÇONS POR SABOTAR A ESQUERDA. Segundo José Dirceu para salvar a América Latina da Direita Reacionária, terá antes de destruir a maçonaria”, diz a mensagem.

José Dirceu disse que maçonaria sabotou a esquerda na América Latina?

As publicações ganharam força nas redes sociais e deixaram muita gente incomodada. Mas será que é verdade que José Dirceu realmente teria dito que a esquerda na América Latina foi sabotada pela maçonaria? A resposta é não!

Vamos aos fatos! Ao ler as mensagens, de cara, ficamos desconfiados. Isso porque as publicações seguem aquele velho roteiro de fake news na internet: são vagas, alarmistas, possuem erros de português e não citam fontes confiáveis.

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Além disso, citações falsas atribuídas a famosos não são uma novidade aqui no Boatos.org. Nossa equipe já desmentiu várias delas, como a história que dizia que Sadio Mané teria afirmado que não precisa de Ferraris ou aviões e que doa 70 euros por mês a um povoado em Senegal. Também a suposta declaração de Anitta que teria afirmado admirar o homem que matou Hitler e, por fim, o caso que apontava que Dilma teria dito que esperava que as manchas de óleo não chegassem a Minas Gerais.

Resolvemos, então, buscar pela suposta declaração. Porém, após as buscas, nada encontramos (assim como em outros casos). Ao procurarmos pela origem da história, descobrimos que a fonte de informação já foi responsável por diversas fake news desmentidas aqui no Boatos.org, como a história que dizia que a morte de dona Marisa seria uma farsa, também o caso que apontava que o secretário-geral da ONU teria ameaçado o Brasil e a história que dizia que a Áustria é o primeiro país 100% de direita a proibir o comunismo.

Em resumo: a história que diz que José Dirceu disse que maçonaria sabotou a esquerda na América Latina é falsa! Além da mensagem conter as principais características de fake news (caráter vago, alarmista, erros de português e falta de fontes confiáveis), descobrimos que a fonte da informação é uma velha conhecida do Boatos.org e já disseminou várias outras histórias falsas. Ou seja, tudo não passa de balela. Não compartilhe!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2KTV79R