Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Não há provas de que áudio sobre invasão de fazendas em dezembro seja de um líder do PT e do MST chamado José Augusto

Não há provas de que áudio sobre invasão de fazendas em dezembro seja de um líder do PT e do MST chamado José Augusto

José Augusto, líder do PT e do MST do Rio Grande do Sul, deu ordem para invadir fazendas em dezembro, diz boato (Foto: Reprodução/WhatsApp)

Boato – José Augusto, líder do PT e do MST do Rio Grande do Sul, deu ordem para invadir fazendas em todo o Brasil a partir de dezembro.

  Análise

Tem circulado na internet um áudio que aponta que o MST estaria “se organizando” para uma invasão em massa em dezembro deste ano. Um homem que se apresenta como “José Augusto” e diz que é líder do PT do Rio Grande aponta que há uma ordem para a invasão de fazendas no estado.

O áudio tem o título “Áudio de José Augusto Líder do PT Rio Grande do Sul” e é acompanhado de mensagens que apontam que o STF teria autorizado as invasões em diversos estados do Brasil. Leia a transcrição do arquivo:

Vídeo: é falso que Sadia esteja dando prêmios para quem compartilhar no WhatsApp

Tarde aqui é José Augusto líder do PT Rio Grande do Sul faço parte também da Aliança Sul PT e do movimento sem terra Rio Grande do Sul. Companheiros e companheiras a gente tem que começar a se organizar pra dezembro agora a gente já começar a invadir as terras que é um bom período a gente já tem aval do STF pra não haver reintegração de posse e haver os conselhos deliberativo. 

Então a gente tem que ter essa expertise de fazer essas invasão começando pelo sul pegar também o Mato Grosso, eh Santa Catarina, Paraná, interior de São Paulo onde tem as maiores fazenda, mas os fazendeiros mais ricos, né e começar a se organizar porque daí a gente já vai começar matando uma grande eh parte desses coxinha vagabunda, desses agricultor safado. Então a gente tem que se organizar porque o STF Adeu aval

e a gente tem que se organizar pra começar a invadir. Então a gente vamos fazer o a reunião agora a partir do dia vinte e cinco pra gente invadir em grande quantidade a partir de dezembro que vai ser a hora É a hora que os juízes para, a hora que tudo para e a hora certa da gente começar a invadir e com aval do STF. Uai, seu app de vídeos curtos

Checagem

Na parte da checagem do conteúdo, vamos verificar as seguintes informações. 1) A pessoa do áudio é José Augusto, líder do PT e do MST do Rio Grande do Sul? 2) Existe algum líder do PT e do MST do Rio Grande do Sul chamado José Augusto? 3) O MST está se organizando para invadir fazendas a partir de dezembro de 2023?

A pessoa do áudio é José Augusto, líder do PT e do MST do Rio Grande do Sul?

Não há qualquer comprovação disso. Primeiro, porque não há qualquer identificação mais aprofundada da pessoa (pelo menos o sobrenome seria importante). Segundo, porque não há registro de uma pessoa com este nome nesta função.

Existe algum líder do PT e do MST do Rio Grande do Sul chamado José Augusto?

Não encontramos nenhuma pessoa chamada José Augusto que ocupe este cargo de “líder do PT” (que, por sinal, é um cargo um tanto quanto genérico). Também não há nenhum registro de um “aliança sul PT e Movimento dos Sem-Terra”. Ou seja: tudo dá a entender que a pessoa que gravou o áudio inventou até o “crédito a ela”.

O MST está se organizando para invadir fazendas a partir de dezembro de 2023?

Aparentemente, não. Primeiro, porque são organizadas ocupações de terras, isso acaba sendo, de certa forma, algo público. Segundo, porque é falso que o STF “liberou” as ocupações de terras. Na realidade, isso é algo que já foi verificado e classificado como boato aqui no Boatos.org.

Conclusão

Boato sem comprovação 👎

Não há qualquer prova de que a pessoa que tenha gravado o vídeo se chame José Augusto, seja líder do PT ou do MST e que, ainda, seja real a tal ação do MST para dezembro. A história cheira a fake news (da braba), mas vamos classificar como “boato sem comprovação”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610)

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm