Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Jornal francês descreve encontro de Lula, Biden e Janja como de um ladrão, um pedófilo e uma prostituta #boato

Jornal francês descreve encontro de Lula, Biden e Janja como de um ladrão, um pedófilo e uma prostituta #boato

Jornal francês descreve encontro de Lula, Biden e Janja como de um ladrão, um pedófilo e uma prostituta, diz boato (Foto: Reprodução/FacebooK)

Boato – A imprensa “livre” da França fez algo incrível. Um jornal descreveu o encontro entre Lula, Joe Biden e Janja como de um pedófilo, um ladrão e uma prostituta.

Já faz quase uma semana que a ida do presidente Lula e da primeira-dama Janja aos Estados Unidos se encerrou. E, ainda assim, continuam circulando fake news sobre o encontro deles com o presidente norte-americano Joe Biden. A última aponta para uma suposta “colocação da imprensa livre francesa”.

Publicações em redes sociais como o Twitter apontam que um jornal francês teria descrito o encontro nos EUA como de “Un vieux Pédophile, un vieux Voleur et une Pute!!! Juste un mot d’un Militaire”. Traduzido, de acordo com a mensagem, seria “Um velho pedófilo, um velho ladrão e uma prostituta”. Leia o texto que circula por aí:

Vejam e leiam a tradução. Um velho pedófilo, um velho ladrão e uma prostituta!!! Apenas uma palavra de um militar. Imprensa livre francesa sem papas na lingua ! Un vieux Pédophile, un vieux Voleur et une Pute!!! Juste un mot d’un Militaire. Traduzido do francês por Google Um velho pedofilo, um velho ladrão e uma prostituta!!! Apenas uma palavra de um militar.

Jornal francês descreve encontro de Lula, Biden e Janja como de um ladrão, um pedófilo e uma prostituta?

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

A história não demorou a se espalhar entre bolsonaristas e/ou pessoas críticas ao governo Lula. Porém, é falsa a informação que aponta que a publicação em questão foi feita por um “jornal francês”.

A mensagem já nos deixa muitos desconfiados da informação em questão. O texto que circula online é, assim como uma “boa fake news”, vago, alarmista, tem erros de ortografia e não cita qualquer fonte confiável (não cita sequer o nome do tal jornal francês).

Foi aí que, ao buscar por este jornal francês em questão, descobrimos que, não há em qualquer publicação jornalística confiável na web. O que há são postagens soltas falando que “algum jornal da França deu a história” e nada de apresentar a fonte.

Além disso, a mensagem tem um erro de conceito. O que chamam de “liberdade”, na realidade, seria a possibilidade de xingar, ofender e difamar livremente. Isso não tem nada a ver com liberdade de opinião e expressão. No máximo, seria liberdade de agressão. E ela não é válida nem aqui nem na França (mesmo que tivesse saído de um jornal).

Resumindo: é falso que algum jornal francês tenha falado que Lula é um ladrão, Biden é um pedófilo e que Janja é uma prostituta. Tratam-se de ofensas que são passíveis de punição e não constam em qualquer veículo de mídia da França.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/40erlBS
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso
Marcações: