Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > João Doria testou positivo para Covid-19 (novo coronavírus) #boato

João Doria testou positivo para Covid-19 (novo coronavírus) #boato

João Doria testou positivo para Covid-19 (novo coronavírus), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governador de São Paulo, João Doria, testou positivo para Covid-19 (novo coronavírus). “O mais apropriado é fazer o tratamento no Hospital de Campanha do Anhembi, usar respirador chinês e dispensar a cloroquina”, debocham internautas.

O novo coronavírus continua se alastrando em muitos estados aqui do Brasil e, quanto mais aumentam os casos da Covid-19, mais rumores sobre famosos, autoridades ou pessoas conhecidas na mídia que contraíram a doença surgem na internet. Desta vez, uma publicação que começou a circular recentemente, principalmente no Facebook, dá conta de que o governador de São Paulo, João Doria, teria testado positivo para a Covid-19 (novo coronavírus).

Junto à postagem, muitos internautas atacam o governador com comentários cheios de sarcasmo e com críticas diretas e indiretas às medidas tomadas pelo governo de São Paulo em meio à pandemia: “Julgamos que o mais apropriado nesse momento é fazer o tratamento no Hospital de Campanha do Anhembi, usar respirador chinês e dispensar a cloroquina”, dispararam sobre o suposto contágio de Doria com a Covid-19. Confira, a seguir, o texto original da publicação que está rodando online:

Dória testou positivo para a Covid-19… nós solidarizamos com ele, e julgamos que o mais apropriado nesse momento é fazer tratamento no Hospital de Campanha do Anhembi, usar respirador Chinês e dispensar a cloroquina! Vamos ver agora se essa gazela é macho.

João Doria testou positivo para Covid-19 (novo coronavírus)?

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Obviamente, a publicação que denuncia que o governador de São Paulo teria contraído o coronavírus viralizou, gerando vários compartilhamentos entre internautas contrários ao governo do estado. Mas será mesmo que João Doria testou positivo para Covid-19 (novo coronavírus)? A resposta é não! E o porquê você confere a seguir.

Para começar, a mensagem da publicação carrega todas as características de fake news: é vaga (não diz quando e onde foi divulgado o suposto quadro de saúde de Doria), alarmista (tem o intuito de gerar polarização política entre os internautas), possui erros de português e não cita fontes confiáveis que possam confirmar a notícia.

Em segundo lugar, vira e mexe surgem boatos na internet sobre “fulano que está com coronavírus”, geralmente atribuídos a figuras conhecidas na mídia. Aqui mesmo no Boatos.org, nós já desmentimos vários nesse estilo, como o que dizia que a jornalista Renata Vasconcellos teria testado positivo para o coronavírus; outro que atribuía a mesma informação falsa ao apresentador do Jornal Nacional, William Bonner, que estaria em estado grave em hospital por causa da doença; e até o suposto teste positivo para Covid-19 da Rainha Elizabeth II.

Além disso, ao buscarmos pela informação em fontes confiáveis, nada encontramos. Mais um motivo para desconfiarmos da publicação, já que, se João Doria tivesse mesmo testado positivo para a Covid-19 (assim como, por exemplo, Bruno Covas e Wilson Witzel), sem dúvidas, viraria notícia.

E foi aí que descobrimos que a informação também foi desmentida pela Agência Lupa. Lá, a equipe mostrou que o governador de São Paulo testou negativo para Covid-19 em um exame realizado no último dia 18 (como o mesmo já havia informado em coletiva de imprensa um dia depois), o que seria o seu 5º exame com resultado negativo desde que começou a pandemia. Inclusive, a assessoria de imprensa de João Doria encaminhou o resultado do teste ao site de fact-checking.

Resumindo: A publicação que dá conta de que João Doria teria testado positivo para Covid-19 (novo coronavírus), até o momento, não é verdadeira. O governador de São Paulo realizou um teste no último dia 18 em que o resultado foi negativo.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2CZjkqO