João Doria pinta bandeira do Partido Comunista Chinês (PCC) em muro durante quarentena em SP #boato

Boato – Imagem mostra João Doria pichando a bandeira do Partido Comunista da China (PCC) em um muro durante a quarentena do coronavírus em São Paulo. 

O governador de São Paulo João Doria não tem tido vida fácil nas últimas semanas. Desde o início do surto causado pelo novo coronavírus, Doria tem adotado uma postura bastante rígida em relação às medidas protetivas. Nos últimos dias, inclusive, o governador de São Paulo tem até falado em autorizar prisões caso os números do isolamento não voltem a subir. Esses números tinham caído na última semana e muita gente estava relaxando as medidas protetivas.

Porém, muitas pessoas não gostaram da postura adotada por Doria. Com isso, diversas fake news sobre o governador de São Paulo passaram a circular nas redes sociais. E uma história, em particular, tem chamado a atenção dos internautas. De acordo com uma publicação, Doria teria sido flagrado pichando um muro com a bandeira do Partido Comunista da China. “Depois de dar voz de prisão para pessoas que saírem na rua, Doria faz pichação em homenagem a China”, diz a publicação. “#ForaDoria Agora, comunista oportunista e ainda pichando São Paulo”, afirma outro comentário.

João Doria pinta bandeira do Partido Comunista Chinês (PCC) em muro durante quarentena em SP?

A informação acabou viralizando nas redes sociais e a suposta imagem de Doria pichando um muro gerou críticas. Mas será que a história de que Doria teria pintado a bandeira do Partido Comunista da China (PCC) em muro durante a quarentena é real? Não!

Vamos aos fatos! Para começo de história, a publicação apresenta diversas características de boatos online, como o caráter vago, alarmista, os erros de português e a falta de fontes confiáveis.

Além disso, como já dissemos anteriormente, Doria tem sido uma vítima constante de fake news, bem como a própria China. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que dizia que o filho de João Doria teria dado uma festa para 200 pessoas em plena quarentena. Também a que indicava que Doria teria obrigado o SAMU a atestar mortes naturais como sendo por Covid-19 e, por fim, a que apontava que a China teria comprado 30% de empresas do ocidente na operação Xeque-Mate.

Ao buscar sobre a suposta pichação, não encontramos nenhuma referência ao assunto. Mas foi procurando pela origem da foto que descobrimos que ela é uma montagem. A foto original foi registrada no dia 28 de maio de 2017, em São Paulo (SP). Naquela oportunidade, Doria estava inaugurando o primeiro espaço do Museu de Arte de Rua (MAR), um projeto da Secretaria Municipal de Cultura. O governador de São Paulo desenhou um coração com uma tinta vermelha.

Vale ressaltar que a imagem que está circulando nas redes sociais é um print de uma página de humor. Ou seja, a montagem surgiu como uma brincadeira, mas acabou ganhando um novo viés.

Em resumo: a história que diz que João Doria foi flagrado pichando a bandeira do Partido Comunista da China (PCC) em um muro durante a quarentena é falso! A foto, na verdade, é uma montagem. Ela foi registrada em 2017, durante o lançamento de um projeto do Museu de Arte de Rua. Doria, na realidade, pintou um coração. Ou seja, tudo não passa de balela. Até a próxima!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2yOF9Hf
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)