Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > João Doria participa de festa em Araçatuba (SP) durante quarentena do coronavírus #boato

João Doria participa de festa em Araçatuba (SP) durante quarentena do coronavírus #boato

João Doria participa de festa em Araçatuba (SP) durante quarentena do coronavírus, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O governador de São Paulo João Doria foi flagrado participando de uma festa na cidade de Araçatuba (SP) durante a quarentena do novo coronavírus. Ele foi com a nova namorada Priscila da Colormaq.

Por incrível que pareça, o que não faltam durante essa pandemia do novo coronavírus são pessoas se utilizando de informações falsas para defender a tese falsa de que o isolamento social “só atrapalha”. No balaio de fakes vale até apelar para ataques a quem defende o isolamento social. E o último deles trata do governador de São Paulo, João Doria.

De acordo com mensagens que circulam em redes sociais, João Doria teria passado o último fim de semana em uma festa na cidade de Araçatuba. Ele teria ido com a suposta namorada “Priscila”, dona da Colormaq, ao “rancho da empresa”. As provas seriam fotos e vídeos da “festa”. Leia mensagens que circulam online:

Versão 1: DÓRIA COM A NAMORADA PRISCILA NO RANCHO ACAPULCO EM ARAÇATUBA EM FESTA LOTADA DE PESSOAS EM 18/04/20. BOLSONARO E A POPULAÇÃO, NÃO PODEM SAIR DE CASA! Versão 2; Pois é , Sr Governador Dória , TENTA EXPLICAR curtindo Festa Fechada em Fazenda de Araçatuba com heliponto/campo pra aeronaves , exclusivamente para receber os convidados exclusivos ! Além de todos sem máscara, tem outro lance, da “amiga da amiga(Priscila),rs…” “Missão China”

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Versão 3: Doria está numa festa em Araçatuba interior de São Paulo. A população de Araçatuba se aglomerou e foram todos para o Rancho onde ele está. Toda a população querendo linchar ele. Está cercado de polícia. Doria está em Araçatuba hoje ( sem máscara) em um rancho da nova namorada Priscila, dona da empresa do tanquinho Colormaq Na maior festa, confraternizando. Que beleza não é? Doria está em Araçatuba hoje ( sem máscara) em um rancho da nova namorada Priscila, dona da empresa do tanquinho Colormaq Na maior festa, confraternizando. Que beleza não é?

João Doria participou de festa em Araçatuba (SP) durante quarentena do coronavírus?

As mensagens se espalharam com muita força na internet e deixaram muitas pessoas que são contrárias ao isolamento social “xatiadas” com Doria. Mas será mesmo que a informação que aponta que o governador de São Paulo foi a uma festa em Araçatuba é real? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

De cara, a mensagem nos deixou desconfiados. Ela tem algumas das principais características de boatos online como ser vaga, alarmista, com erros de português e sem citar fontes confiáveis. Além disso, fake news de “fulano que furou a quarentena” têm sido constantes. Já desmentimos histórias que falavam de Maju Coutinho, Camilo Santana e do filho de Doria.

Desconfiados, resolvemos buscar por mais detalhes sobre o assunto. De cara, descobrimos que as fotos que “seriam a prova do crime” eram todas antigas. As imagens de Doria na Colormaq foram publicadas no LinkedIn da empresa há cinco meses. Outras, de Priscila e Jarrier Belmonte foram de uma missão de negócios do governo de São Paulo aos Emirados Árabes, em fevereiro deste ano. Já o vídeo faz menção a uma missão na China (ocorrida no final do ano passado). Ou seja: nenhuma das imagens é recente.

Para além disso, a notícia foi desmentida por sites locais de Araçatuba. Ao SBT, o governo do Estado de São Paulo desmentiu a fake news. “A informação é mentirosa, leviana e menospreza os esforços do governo de São Paulo em conscientizar a população para a importância do isolamento social”, diz comunicado.

Vale dizer que não achamos nenhum indício em fontes confiáveis que aponte que a “Priscila” seja namorada do governador de São Paulo. Doria é casado com Bia que, por sinal, já participou de eventos com a diretora da Colormaq. 

Resumindo: a história que aponta que o governador de São Paulo, João Doria, esteve em uma festa na cidade de Araçatuba durante a quarentena do novo coronavírus é falsa. Não passa de mais uma fake news que circula na internet sobre “furo” do isolamento social.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164. 

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2RCIocR