Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Jean Wyllys perde vaga na Câmara dos Deputados para Quaquá #boato

Jean Wyllys perde vaga na Câmara dos Deputados para Quaquá #boato

Boato – Washington Quaquá, ex-prefeito de Maricá, assume mandato como deputado federal e Jean Wyllys perde vaga na Câmara dos Deputados.

Parece que, mesmo depois do final do primeiro turno das eleições, ainda tem gente confusa com os resultados. Há alguns dias, falamos da história de que Jean Wyllys, Maria do Rosário e Gleisi não foram eleitos. E cá estamos nós novamente para desmentir um boato sobre um “falso resultado”. Pois bem, a história de hoje trata (de novo) do deputado federal Jean Wyllys (PSOL-RJ) e começou a circular graças a um recurso do candidato Washington Quaquá (PT-RJ), ex-prefeito de Maricá, que teve a sua candidatura impugnada.

Circula no Facebook e WhatsApp a informação de que o deputado Jean Wyllys perdeu a vaga na Câmara dos Deputados para Whashington Quaquá. A informação, que circulou em forma de “memes” e mensagens soltas, aponta que o TRE-RJ (Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro) aprovou a candidatura do deputado federal do PT e que, com isso, Jean Wyllys “tá fora”. Leia o que diz algumas das mensagens:

Versão 1: Mais um que fará um passeio em Curitiba. Jean Willis tá fora da Câmara Federal já que o TSE validou os votos do prefeito de Maricá RJ. Wellington Quáquá. Versão 2: Agora é definitivo, o deputado cuspidor, Jean Willis, fica de fora da câmara dos deputados, após a Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro validar os votos obtidos pelo deputado Quaquá, cuja apuração estava sub judice. Com a legitimação dos votos do citado deputado retira o mandado de Jean Willis do PSOL. O coeficiente eleitoral favorece o Quaquá da cidade de Maricá RJ. Tchau querida… Versão 3: Tem Notícia melhor que esta… deixe sua risada Quà Quà Quà Quà Quà Quà. Jean Willis tá fora da Câmara Federal já que o TSE validou os votos do Prefeito de Maricá RJ. Wellington Quáquá.

Jean Wyllys perdeu vaga na Câmara dos Deputados para Quaquá?

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Não demorou muito para a mensagem viralizar na internet e compartilharem a informação como verdadeira. Mas será mesmo que o deputado do PSOL perdeu a vaga na Câmara dos Deputados? A resposta é não. Entenda os porquês.

Dois fatos derrubam a tese. O primeiro é que o recurso do ex-prefeito não foi julgado ainda. No site do TSE, Whashington Quaquá permanece com o status de candidatura indeferida. Ou seja: ao contrário do que estão falando aí, a Justiça Eleitoral ainda não validou os mais de 74 mil votos recebidos pelo ex-prefeito de Maricá.

O segundo é que Jean Wyllys não perde a vaga na Câmara mesmo que a candidatura de Quaquá seja deferida. Isso porque, após uma retotalização dos votos, Clarissa Garotinho (PROS-RJ), que obteve 35.131 votos  é quem deve perder a vaga. Apesar do deputado do PSOL ter conquistado apenas 24.294 votos, Jean Wyllys mantém sua vaga na Câmara graças ao desempenho do partido nas urnas.

A explicação está no quociente eleitoral, cálculo usado para definir vagas em eleições proporcionais. Se não sabe, a eleição de um deputado federal ou estadual não depende apenas do número de votos do candidato. E também da soma do número de votos do partido, da coligação e do número de vagas no Legislativo, que é chamada de quociente eleitoral. Para calcular o quociente eleitoral, o número de votos válidos (total de votos menos brancos e nulos) é dividido pelo número de cadeiras disponíveis em uma determinada Casa Legislativa. E, de acordo com dados do TRE-RJ, a chapa PSC/PROS (de Clarissa) é que perderia uma vaga e não a chapa PSOL/PCB (de Wyllys). Mais detalhes sobre os números são possíveis de serem acessados aqui, aqui e aqui.

Por sinal, o próprio Jean Wyllys se pronunciou sobre o caso. Em sua conta no Twitter, o deputado afirmou que a informação não procede e que não existe nenhuma possibilidade de perder o mandato. Vale lembrar que não temos nenhum outro candidato com grande número de votos que esteja aguardando determinação judicial, o que significa que Jean Wyllys não corre o risco de perder a cadeira na Câmara dos Deputados.

Resumindo: apesar de Jean Wyllys ter a menor pontuação entre os 46 parlamentares da bancada do Rio, ele não perde a vaga para Washington Quaquá. Isso porque ainda não teve o julgamento e, se o Quaquá tiver decisão favorável, quem perde a vaga é Clarissa Garotinho. Ou seja, #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.