Jean Wyllys, Maria do Rosário e Gleisi não se elegeram e estão fora #boato

Boato – Jean Wyllys (PSOL-RJ), Maria do Rosário (PT-RS) e Gleisi Hoffmann (PT-PR) não foram eleitos como deputado federal e estão fora.

Já se passaram mais de 24 horas desde que o último brasileiro votou no primeiro turno das eleições, mas o assunto continua dominando as redes sociais. Nesta segunda, muitas pessoas estão repercutindo o resultado da última votação. Dentre comemorações e lamentações, um texto tem chamado atenção na internet.

Uma publicação que circula nas redes sociais aponta que figuras conhecidas da esquerda brasileira não se elegeram para um novo mandato. A lista de derrotados é puxada por três nomes de candidatos a deputado federal: Jean Wyllys, Maria do Rosário e Gleisi Hoffman.

O texto, que fez sucesso no Facebook e no WhatsApp, tem uma comemoração (estão fora. Aleluia!) e inclui outros nomes.  Em outra versão, a mensagem diz: “Jean Wyllys, Maria do Rosário, Lindenberg, Dilma Rousseff, Requião, Suplicy, Chico Alencar estão fora. Só isso já me lavou alma! Brasil dando uma guinada à direita sensacional”.

Jean Wyllys, Maria do Rosário e Gleisi Hoffmann não se elegeram e estão “fora”?

A postagem chamou atenção na internet e, claro, muita gente “pegou o bonde” e compartilhou a informação. Mas, como você deve imaginar, a história não é bem assim. Se você não conseguiu imaginar o porquê, continua lendo.

De cara, a mensagem já levanta suspeitas. Não é para menos. Afinal de contas, a mensagem carrega aquelas “velhas” características de boatos: vaga, alarmista e não cita fontes confiáveis. Mais não é só isso: ao buscar informações sobre o caso, encontramos alguns furos na informação.

Pois bem, de fato, Roberto Requião (MDB), Lindbergh Farias (PT), Eduardo Suplicy (PT), Chico Alencar (PSOL) e a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) não conseguiram se eleger. Todos tentavam uma vaga no Senado. Mas não é verdade que os candidatos Jean Wyllys, Maria do Rosário e Gleisi Hoffman “estão fora”.

Jean Wyllys foi reeleito para o seu terceiro mandato como deputado federal graças ao desempenho dos seus colegas de partido, já que o parlamentar conquistou apenas 24.294 votos no Rio de Janeiro. Vale dizer que Jean Wyllys teve a menor pontuação entre os 46 parlamentares da bancada do Rio (diferentemente de 2014, quando o deputado federal foi o sétimo mais bem votado no estado).

Já a senadora Gleisi Hoffmann foi eleita deputada federal com 212.513 votos. Ela foi, inclusive, a terceira mais bem votada no Paraná. A deputada federal Maria do Rosário foi reeleita com 97.303 votos, ficando em 18° lugar no Rio Grande do Sul e também se reelegeu “sem a ajuda” do coeficiente eleitoral.

Com isso, podemos bater o martelo que a informação de que Jean Wyllys, Maria do Rosário e Gleisi Hoffmann não se elegeram e estão fora é errada. A história não passa de achismo e muita falta de informação.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

3 comentários em “Jean Wyllys, Maria do Rosário e Gleisi não se elegeram e estão fora #boato

  • 10/10/2018 em 21:36
    Permalink

    Um episódio que aconteceu no vôo de Goiás para São Paulo em que mãe e filha foram arrancadas do avião por ser petista. É boato?

    Resposta
  • 09/10/2018 em 16:13
    Permalink

    Sem comentários, os eleitores do Paraná, do Rio de Janeiro, do Rio Grande do Sul e alguns de São Paulo,deveriam se envergonhar, de terem reelegido, Geisi Hoffiman, Jean Willys, Maria do Rosário e Tiririca. PQP o povinho sem vergonha. POr causa desses eleitores idiotas, teremos que aguentar esses candidatos lixões. Por causa de uns imbecis, todos sofrem.

    Resposta
  • 08/10/2018 em 22:17
    Permalink

    Só falta agora o site Boatos.org informar que as centenas de fraudes que aconteceram nessa eleição de 2018 é Boato, é Fake. Porque tudo que se refere aos PTistas voces dizem que é boato. Quanto voces estão levando o PT para publicar Boatos referente a noticias contra o PT?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)