Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Irmão de Adélio Bispo denuncia que Bolsonaro faz pressão para culpar Lula #boato

Irmão de Adélio Bispo denuncia que Bolsonaro faz pressão para culpar Lula #boato

Irmão de Adélio Bispo denuncia que Bolsonaro faz pressão para culpar Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Em vídeo, o irmão de Adélio Bispo denuncia que Bolsonaro está pressionando Adélio para que Lula seja culpado pela tentativa de assassinato ocorrido nas eleições de 2018.

O episódio da facada em Bolsonaro durante a campanha eleitoral de 2018 é um dos mais exemplares quando falamos que fake news surgem de todos os lados. Enquanto a realidade mostra que o presidente, de fato, sofreu um atentado e que o responsável não fez nada a mando de ninguém, narrativas tentam “provar o contrário”.

Detratores do presidente juram de pé junto (com a ajuda de teorias conspiratórias sem qualquer sentido) que a facada foi falsa e que o atentado foi uma “armação”. Por outro lado, simpatizantes do presidente apontam que figuras políticas como Jean Wyllys e Lula teriam ligação direta na tentativa de assassinato (o que já foi mostrado que é falso). No meio disso, um vídeo apareceu e está, de certa forma, favorecendo as duas narrativas.

Um vídeo de um homem se dizendo irmão de Adélio Bispo está circulando na internet junto com a informação de que essa seria a prova “da verdade” (cada uma ao seu modo). Quem gosta de Bolsonaro está falando que essa seria a prova que Adélio tinha ligação com Lula (já, já explicamos por que). Quem não gosta está considerando que seria a prova da, como chamam, fakeada.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

No vídeo, o homem diz que Bolsonaro está pressionando Adélio para que ele entregue Lula como mandante do assassinato e que “seu irmão” só sairia da cadeia se entregasse o ex-presidente. Junto ao vídeo, há mensagens como “Este é o irmão do ADÉLIO BISPO Equipe do bozo aelando com aquela maldita Fakeada…” e “IRMÃO DO ADÉLIO, SO ME RESPONDA ISSO, QUEM ESTÁ PAGANDO OS ADVOGADOS DELE POR FAVOR?!?!?!?!?? VOCÊ???”. Leia a transcrição:

Bem pessoal como todos vocês sabem, eu sou irmão de Adélio Bispo aquele que tentou matar o Bolsonaro. Você já deve ter visto uma foto minha com Lula, minha esposa, minha criança porque canalha que é canalha, marginal que é marginal não respeita nem mais as mulheres e as crianças.

Então quero denunciar que Bolsonaro tá forçando a barra para meu irmão Adelio, para ele envolver Lula na tentativa de assassinato dele. Só tira Adelio da cadeia se Adelio dizer que foi Lula que mandou matar Bolsonaro. Pelo jeito, Adélio ou dá ou desce.

Isso é muito grave que bolsonaro faz, inclusive interferindo na Polícia Federal para não investigar a corrupção dele, que não foi aceito nem no partido do centrão. Enquanto isso, Lula na Europa é aplaudido pelas maiores autoridades do continente velho e é recebido pelo presidente da França coisa que Bolsonaro apelou, apelou e não foi atendido. No Brasil não temos presidentem mas a Europa já sabe quem é o presidente do Brasil.

Irmão de Adélio Bispo denuncia que Bolsonaro faz pressão para culpar Lula?

O vídeo se espalhou de forma muita forte na internet (dos dois lados do polo político brasileiro). Só que nem o sujeito do vídeo é o “irmão de Adélio” tampouco o vídeo prova que a facada foi falsa ou mesmo que Adélio tenha ligação com Lula. A história é confusa, mas vamos lá.

Tudo começou há um tempo, quando começou a circular uma imagem de Lula com um homem, uma mulher e uma criança junto com a legenda de que o sujeito que posou com o ex-presidente seria o irmão de Adélio Bispo e que essa seria a prova da participação do presidente no episódio. Só havia um detalhe: a ligação não passava de uma fake news.

A informação foi desmentida pelo Boatos.org em 2020. Na época, apontamos que a pessoa da foto era um filiado do PT em Pernambuco chamado Marcos Heridijanio. Veja o que escrevemos na época a respeito do assunto:

A busca nos levou à página de um médico ortopedista, em Pernambuco, chamado Marcos Heridijanio Moura Bezerra. Como é possível observar no link, a esposa de Marcos aparece junto na foto e ele utiliza as imagens usadas nas publicações como foto de capa e de perfil.

Ao procurar pelo nome de Marcos Heridijanio, descobrimos que ele é filiado ao Partido dos Trabalhadores e, além de médico, ele foi candidato a prefeito da cidade de São José do Belmonte (PE), em 2012, com o nome “Dr. Marcos do PT”. Já em 2018, o médico chegou a concorrer ao cargo de deputado federal, pela mesma cidade, mas agora com o nome de “De. Marcos ortopedista”.

Com base nas pesquisas, não existe qualquer indício de que ele tenha qualquer ligação de parentesco com Adélio. Vale ressaltar que os sobrenomes são diferentes e, caso um aspirante a político realmente fosse irmão de Adélio, essa seria uma informação bastante explorada pela imprensa (algo que não aconteceu). Por fim, os irmãos de Adélio moram em Minas Gerais e não em Pernambuco.

O tempo passou, outros veículos também desmentiram o fake e, mesmo assim, a informação falsa continuou circulando (é nisso que dá a falta de vontade de checar). Foi aí que o próprio Marcos, provavelmente de saco cheio do fake, resolveu “assumir o personagem” e gravou o vídeo falando em tom de ironia que é o irmão de Adélio.

Com isso, podemos chegar a algumas conclusões. 1) A pessoa do vídeo não é o irmão de Adélio. 2) Esse fato desmente (de novo) a foto que provaria a ligação de Lula com o homem que tentou matar Bolsonaro. 3) O fato do sujeito não ser irmão de Adélio elimina a hipótese que há uma denúncia da “família” sobre a facada ser falsa. 4) Também elimina a tese de uma denúncia “da família” de Adélio estar sendo pressionado por Bolsonaro. 5) De resto, o vídeo não passa de uma série de opiniões políticas.

Resumindo: é falso que o irmão de Adélio Bispo gravou um vídeo denunciando que Bolsonaro está fazendo pressão para que Lula seja culpado pela facada. Trata-se apenas de uma ironia relacionada a outra fake news que o Boatos.org já desmentiu há mais de um ano.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

Ps2: Confira a nossa nova seção “Oportunidades” clicando aqui. Na página, você pode acesso a promoções, descontos e sites que dão brindes.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3HIppbu
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso