Inventário de Marisa Letícia tem investimentos de R$ 256 milhões #boato

Boato – Está aí mais uma prova contra Lula. Foi descoberto que o inventário de Marisa Letícia, ex-esposa dele, tem investimentos que chegam no valor de R$ 256 milhões.

As eleições estão se aproximando e, a cada dia que passa, mais notícias falsas são ressuscitadas. A mais nova aponta para uma suposta herança que Dona Marisa Letícia teria “deixado” para o ex-presidente Lula.

Um print de uma notícia de um site bolsonarista está circulando na internet com o seguinte título: “O pai da pobreza! Inventário de Marisa surpreende com investimentos que podem chegar a R$ 256,6 milhões”. Junto ao print, há mensagens de indignação contra o ex-presidente e pré-candidato.

Inventário de Marisa Letícia tem investimentos de R$ 256 milhões?

A história, sem lá muito contexto, está circulando com força na internet. Só que não é verdade que o inventário dela mostrava tal montante. Na realidade, trata-se de uma informação errada que foi divulgada em um processo contra o ex-presidente e que foi corrigida posteriormente. Em 2020, o Boatos.org desmentiu essa história. Relembre o que escrevemos na época:

É fato que essa informação surgiu com base em um documento oficial (de fato, o juiz pediu esclarecimentos a Lula sobre o suposto valor). Mesmo assim, ficamos um pouco desconfiados da informação já no dia que ela se espalhou. Vamos raciocinar.

Primeiro: na própria petição, não estava explícito que havia um valor na conta da Dona Marisa. O próprio juiz “pedia esclarecimentos”. Naquele momento, não era possível cravar se havia R$ 256 milhões ou não. Segundo: Lula já teve uma devassa em contas durante investigações na Operação Lava Jato (na qual ele foi condenado por um triplex no valor de R$ 2,2 milhões). Será que as investigações não achariam uma conta de R$ 256 milhões no nome da esposa dele? Terceiro: Depois da morte de dona Marisa, as contas delas foram bloqueadas pela Justiça (o espólio do casal é de cerca de R$ 13 milhões). Será que os R$ 256 milhões ficariam perdidos assim?

Quarto: não são incomuns boatos relacionados à “fortuna” de Marisa Letícia (inclusive com a piadinha da Avon). Já desmentimos balelas assim em três oportunidades (aqui, aqui e aqui). Quinto: no dia em que a história se espalhou, a própria defesa do ex-presidente tratou de lançar uma nota oficial e classificar a informação como falsa. De acordo com a defesa, havia um erro de digitação no processo.

Mesmo com todos esses indícios, não ficamos completamente convencidos que a informação poderia ser, no dia 10 de abril, classificada como boato (seria muito fácil classificarmos como fake news e ganhar milhares de cliques no site). Hoje, podemos classificar como boato.

O primeiro ponto que derruba a informação está no fato de que, desde o 10 de abril, nenhum fato que corroborasse com a informação de que os valores na conta eram reais foi divulgado. Com certeza, teríamos uma “suíte” do escândalo se a informação procedesse.

O segundo e decisivo fator está na apresentação dos comprovantes por parte da defesa de Lula. No dia 15 de abril, foi divulgado que o valor real em conta era de R$ 26 mil. Extratos do próprio banco Bradesco comprovavam a informação. Leia o que foi escrito:

Não existe qualquer tipo de relação entre os documentos constantes às fls. 394/427 e 428/468 (escrituras de emissão de debêntures) com os CDBs (Certificados de Depósitos Bancários) de titularidade da Sra. Marisa Letícia Lula da Silva, tampouco existe relação entre tais CDBs e o valor nominal de R$ 100,00

Em razão da aplicação automática de valores que estavam disponíveis na conta-corrente que pertencia à D. Marisa e que já haviam sido trazidos a estes autos, foi identifica a existência de CDBs em nome da falecida, os quais, segundo extrato atualizado do Banco Bradesco, correspondem à quantia (líquida) de R$ 26.281,74.

De lá para cá, nada mudou. A informação em relação ao inventário de Dona Marisa Letícia que vale é dos R$ 26 mil e a única novidade que temos é que o boato voltou a circular.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Marisa Letícia deixou um inventário de R$ 256 milhões para o ex-presidente Lula. Na realidade, trata-se de uma informação errada que já foi corrigida há muito tempo e, mesmo assim, continua sendo compartilhada na internet.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet