Interpol descobre quadro de Franky Schayffyr roubado por Lula do Palácio do Planalto #boato

Boato – A Interpol descobriu que Lula roubou do Palácio do Planalto um quadro de Franky Schayffyr e vendeu por R$ 4,9 milhões para Gianluka Vachy.

Já falamos algumas vezes que fake news antigas estão por conta da iminência do período eleitoral voltando a circular. Uma delas que vamos falar aqui surgiu em 2017, viralizou em 2020 e voltou a circular nos últimos dias.

De acordo com a história que circula por aí, o ex-presidente Lula teria sido descoberto pela Interpol. A polícia internacional teria descoberto que ele havia roubado um quadro do pintor Franky Schayffyr e vendido para o milionário italiano Gianluka Vachy. Leia a mensagem que está circulando por aí:

Confira o desmentido em vídeo

INTERPOL DESCOBRE QUADRO QUE DESAPARECEU DO PALÁCIO DO PLANALTO Um quadro avaliado em mais de 7 milhões de dólares do pintor Franky Schayffyr foi encontrado pela Agencia Internacional em uma das mansões do multi milionário italiano Gianluka Vachy; o quadro tinha desa´parecido do acervo do planalto no governo Lula.  A assessoria do milionário afirma ter comprado o quadro do proprietário em leilão por 4,9 milhões de dólares em galeria de arte na Itália; o nome que consta no recibo é nada menos nada mais que : Inácio da Silva (Brasileiro, Casado, Residente em São Bernado do Campo – Brasil). Quem será este Inácio da Silva???

Interpol descobre quadro de Franky Schayffyr roubado por Lula do Palácio do Planalto?

Seja qual for o período, essa história sempre viraliza na internet. E seja qual for o período, cá estamos para desmentir ela para vocês. É falsa a informação que aponta que a Interpol descobriu o tal quadro “roubado” por Lula no Palácio do Planalto. Como já desmentimos a história, veja o que escrevemos outrora.

O print da mensagem em questão se espalhou por tudo que é canto (principalmente pelo Facebook e WhatsApp). Só há um detalhe nisso: a história é falsa. Não existe a tal descoberta e nenhuma prova de que Lula tenha roubado o tal quadro. Como a mesma história foi desmentida em 2017 no Boatos.org e a explicação da época vale para hoje, relembre o que foi dito:

Se você acompanha o Boatos.org sabe que essas mensagens com notícias bombásticas, sem datas e fontes confiáveis são, na maioria dos casos, falsas. Sem contar que na publicação, o nome do pintor e do italiano estão todos errados.

E mais: o quadro não “sumiu” no governo Lula. A prova disso está no fato de que a obra consta no acervo do Palácio do Planalto (por sinal, o nome do pintor em questão é Frank Schaeffer). Além disso, na página oficial do Gianluca Vacchi (o italiano citado na história) não tem nada a respeito do quadro. Playboy assumido, o italiano preferia usar as redes sociais para ostentar e não falar que comprou algo do “Inácio da Silva”.

É importante citar que entre 2017 e 2020 não há nenhuma novidade na história. O único fato “novo” é que a balela voltou a circular na internet. Se a história fosse real, já teríamos desdobramentos do caso, não é?

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a Interpol descobriu um quadro de Franky Schayffyr roubado por Lula e vendido para um milionário italiano. Trata-se de uma fake news antiga que voltou a circular online agora em 2022.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet