Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Interpol apreende caixas da Cruz Vermelha com dinheiro do Brasil para comunistas #boato

Interpol apreende caixas da Cruz Vermelha com dinheiro do Brasil para comunistas #boato

Boato – Interpol faz apreensão de caixas com bandeira da Cruz Vermelha. Elas estavam com donativos feitos pelo governo brasileiro e o destino do dinheiro seria Cuba, Rússia, China e outros países comunistas. Vídeo mostra tudo. Se você está buscando a versão que fala da Polícia Federal e Porto de Santos, clique aqui e leia este texto. 

Parece que nos últimos dias, os internautas estão “relembrando” uma forma de criar boatos na internet: usando “vídeos misteriosos” atribuídos a acontecimento irreais. Só na última semana, já falamos da água no semáforo, do frango da pastelaria, do radar móvel e do muçulmano quebrando tudo na Itália. Não cansados com a boataria no formato, eis que mais um mistério aparece online.

Circula na internet um vídeo de caixas de dinheiro com o símbolo da Cruz Vermelha (ICRC) recheadas de dólares. De acordo com a mensagem que acompanha a filmagem, o dinheiro saiu do Brasil e iria para países “comunistas” como Cuba, China e Rússia.

“Interpol faz apreensão de caixas com donativos feito pelo governo brasileiro com bandeira da cruz vermelha com destino cuba . Rússia . China”, diz o texto, que viralizou no Facebook. Assista à filmagem que acompanhou a mensagem:

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

Interpol apreende caixas falsas da Cruz Vermelha com dinheiro no Brasil?

O vídeo se espalhou com força na internet e gerou muita discussão. Mas será mesmo que a Interpol fez a tal apreensão e flagrou que o Brasil estava mandando dinheiro para as “pobres nações” China, Rússia e Cuba? A resposta é não. Vamos aos fatos.

Com uma acusação tão forte, a primeira coisa que fomos fazer foi buscar mais informações sobre o caso. Como desconfiávamos, não há nenhuma notícia falando no assunto e tampouco algum anúncio da Interpol sobre a apreensão do dinheiro.

Ao buscar a fonte da história “dos comunistas”, chegamos a uma conta no Facebook muito conhecida nossa. Ela é de um intervencionista (real ou não, não sabemos) que volta e meia “vomita” boatos absurdos na internet. O dono da conta é o mesmo que chegou a falar que Dona Marisa Letícia estava viva na Itália. Já dá para ver o nível de confiabilidade da conta.

Já sabemos que não tem nada de Interpol e também de dinheiro para comunistas saindo do Brasil, certo? Mas e o vídeo? Ao buscar sobre a origem das filmagens, chegamos a um caso de “muito dinheiro” disfarçado em caixas da Cruz Vermelha ou ICRC.

De acordo com relatório do Conselho de Segurança da ONU, o ex-ditador da Líbia, Muammar al-Gaddafi (morto em 2011) escondia muito da sua fortuna em caixas muito parecidas com essa. A foto abaixo mostra essas caixas com logos similares. Por sinal, se você olhar com atenção o vídeo, vai perceber que há alguns escritos em árabe na parte de cima de uma caixa.

Olha como as caixas são parecidas com a vídeo
Olha como as caixas são parecidas com a vídeo

Em inglês, começou a aparecer uma versão falando que o vídeo era de dinheiro desviado pela própria Cruz Vermelha. A confusão também foi esclarecida pela ICRC (da Grã-Bretanha) no Twitter. De acordo com a entidade, é um logo falso usado para o transporte de fundos.

Resumindo: o vídeo não é de uma apreensão da Interpol de dinheiro brasileiro e também não é de nenhum transporte de dinheiro da Cruz Vermelha. Sabemos que o vídeo mostra uma atividade ilícita. Porém, desta vez a fraude está acontecendo (ou aconteceu) lá na região do Oriente Médio.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.