Vídeo flagra garrafas de água mineral sendo enchidas com água suja no Brasil #boato

Boato – Vídeo mostra garrafas de água mineral, que são vendidas no semáforo, sendo enchidas com água suja. Textos apontam que caso aconteceu em cidade do Brasil.

A cena já se tornou comum. Basta dar uma volta rápida pela cidade, parar no semáforo e alguém se aproxima. De água mineral a acessórios para smartphones, a verdade é que os cruzamentos das cidades se tornaram o ponto de venda de muitos vendedores ambulantes.

Porém, a cena que se tornou comum, pode mudar. Isso porque um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra garrafas de plástico sendo enchidas com água suja. A publicação alerta para a água comercializada em semáforos e ironiza “fique tranquilo ela não é da torneira é de balde”. Leia o que diz a publicação e assista o vídeo:

Vídeo flagra garrafas de água mineral sendo enchidas com água suja no Brasil
Vídeo flagra garrafas de água mineral sendo enchidas com água suja no Brasil

Confira também: É falso que Lulinha foi preso no Paraguai! Confira o desmentido em vídeo:

Clique e siga o Boatos.org no YouTube

Vídeo flagra garrafas de água mineral sendo enchidas com água suja no Brasil?

Essa não é a primeira vez que alarmismo, vídeos e falta de informação estão ligados. Como você deve imaginar, mais uma vez, a mensagem não passa da velha história do aumenta e inventa. Sem mais delongas, vamos aos fatos.

Antes de começar a desvendá-la, devemos avisar que, após a circulação do vídeo, uma imagem alertando para a compra com vendedores ambulantes circulou pela internet. O texto pedia que as pessoas “inutilizassem as garrafas de plástico de água mineral furando-as” para evitar a reutilização.

Bom, basta ler o texto uma vez que já dá para imaginar que se trata de um boato. Afinal, a mensagem possui todas as características de balelas online: alarmista, sem datas e fontes confiáveis e pedidos de compartilhamento.

Além disso, se a prova da tal “campanha” é o vídeo, está errada. Isso porque o vídeo não foi registrado no Brasil. Isso mesmo, ao pesquisarmos a origem das imagens, encontramos registros na República Dominicana e em outros países. A história já foi atribuída até a imigrantes haitianos que estariam no país da América Central.

Porém, as autoridades dominicanas mataram a charada. Na verdade, as imagens foram registradas na África, em 2016. Não temos detalhes da gravação (se de fato era destinada para venda de semáforos ou se, de fato, estavam enchendo a garrafa com a água do balde ou “apenas” lavando), mas o fato é que ele não é do Brasil e nem de outro país da América Latina.

Enfim, mais uma balela que circula pela web. Não sabemos se é água para ser vendida em semáforos. Porém, o que sabemos é que não é brasileira. Agora, furar a garrafa ou deixar de comprar no semáforo, ficará ao seu critério. Só não use o vídeo como justificativa porque é #boato.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 994325485.