Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que vídeo mostre “guerra civil na Bahia” com bandeiras do PT sendo queimadas

É falso que vídeo mostre “guerra civil na Bahia” com bandeiras do PT sendo queimadas

Guerra Civil começou a tomar corpo na Bahia com o povo tocando o terror e queimando bandeira do PT, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Começou uma nova guerra civil no Brasil. Na Bahia, o povo tocou o terror e queimou a bandeira do PT.

Análise

Um vídeo quem sempre circula em momentos que há uma incitação à violência começou a viralizar na internet de novo. Nas imagens, manifestantes parecem expulsar militantes de esquerda em um protesto.

Depois disso, alguns pegam bandeiras vermelhas, que parecem ser do PT ou de algum partido de esquerda, acabam sendo queimadas. Junto ao vídeo, havia uma suposta descrição do que teria acontecido.

O texto aponta que seria o início da guerra civil e que o povo estaria “acordando” e “tocando o terror na Bahia”. Leia a mensagem que circula online:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

É O INÍCIO DA GUERRA CIVIL QUE COMEÇA A GANHAR CORPO. Na Bahia, o povo tocando o terror… Brasil acordando!!! Salvador botando prá quebrar. Não passou em nenhuma televisão (nem passará). Se vc repassar pra 10

Checagem

A mensagem circulou com muita força na internet. Por isso que estamos aqui para elucidar o caso respondendo a algumas questões. São elas: 1) O vídeo mostra o início de uma guerra civil em 2024 na Bahia? 2) De onde é o vídeo de pessoas queimando a bandeira do PT? 3) Há chances de estarmos no início de uma guerra civil em 2024?

O vídeo mostra o início de uma guerra civil em 2024 na Bahia?

Não mostra. Na realidade, o vídeo já foi utilizado em uma fake news desmentida no ano passado no Boatos.org (como um fast-checking). O vídeo é antigo e não tem relação com a situação atual do Brasil. 

De onde é o vídeo de pessoas queimando a bandeira do PT?

Explicamos no ano passado que o vídeo é, na realidade, de 2013. É da época das manifestações de junho daquele ano e o vídeo é de um protesto no qual houve resistência de que bandeiras de partidos políticos fossem erguidas. Os gritos já mostravam que integrantes da extrema-direita estavam ganhando força no país.

Há chances de estarmos no início de uma guerra civil em 2024?

Não. Por mais que figuras como a do próprio ex-presidente Jair Bolsonaro estejam com a imagem arranhada, não há clima no Brasil para que haja a tal “guerra” no país. Isso aí não passa de incitação à violência por parte de radicais.

Conclusão

Fake news ❌

O vídeo que está circulando não é de 2024, não foi gravado na Bahia e não estamos diante de uma “guerra civil” no Brasil. A história que está viralizando não passa de um fake que já circulou outras vezes pela internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).