Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Gritaram “prendam o Bolsonaro” durante Paixão de Cristo em Nova Jerusalém (PE) #boato

Gritaram “prendam o Bolsonaro” durante Paixão de Cristo em Nova Jerusalém (PE) #boato

Gritaram prendam o Bolsonaro durante Paixão de Cristo em Nova Jerusalém (PE), diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Durante teatro da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém (PE), plateia pede para prender o presidente Jair Bolsonaro.

Parece que o presidente Jair Bolsonaro não teve uma vida fácil durante o feriado de Páscoa. Depois de começar a sexta-feira Santa de maneira positiva (com uma motociata, no interior de São Paulo, em prol do ser governo), as coisas mudaram rapidamente.

No domingo de Páscoa, dia 17 de abril de 2022, Bolsonaro resolveu assistir a partida de futebol entre Santos e Coritiba. Mas as coisas não saíram como o planejado. Durante o jogo, Bolsonaro acabou vaiado pela torcida santista. A Torcida Jovem do Santos, inclusive, chegou a divulgar uma nota onde afirmava que o presidente não era bem-vindo na Vila Belmiro.

E de acordo com uma história que está sendo compartilhada nas redes sociais, parece que o presidente Jair Bolsonaro ainda passou por poucas e boas durante o feriado. Segundo uma publicação, durante uma teatro da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém (PE), o ator no papel de Pilatos teria perguntado quem deveria ser condenado. Ainda segundo a história, um espectador teria gritado “Bolsonaro” e todos teriam começado a gritar “prendam o Bolsonaro”. Confira:

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

“Ontem, no espetáculo da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém-PE, o ator no papel de Pilatos perguntou à multidão: – Quem vocês condenam, Jesus ou Barrabás?. Um espectador gritou: – Soltem os dois e prendam o Bolsonaro!. A plateia foi ao delírio. Até o Jesus crucificado sorriu”.

Gritaram “prendam o Bolsonaro” durante Paixão de Cristo em Nova Jerusalém (PE)?

A informação viralizou rapidamente nas redes sociais, em especial, no Twitter e revoltou os seguidores do presidente Jair Bolsonaro. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da falta de provas e da origem da história.

Ao analisar a mensagem, logo ficamos desconfiados. O texto apresenta as principais características de fake news, como o caráter vago, extremamente alarmista e a falta de fontes confiáveis.

Quando nos deparamos com a história, percebemos que ela é idêntica à outra fake news já desmentida pela equipe do Boatos.org. Em 2017, uma história afirmava que um espectador teria gritado “prendam o Lula” durante o teatro da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém (PE).

Como explicamos na época, a história era apenas uma piada que ganhou proporções inimagináveis. Para se ter uma ideia, a piada já circula na internet desde 2014. Se isso não bastasse, na época, também procuramos a gravação do espetáculo, mas não identificamos nenhum grito de “prendam o Lula” ou coisa parecida.

O que houve dessa vez foi apenas uma adaptação para a “versão Bolsonaro”. Por fim, também resolvemos buscar na internet pelo teatro da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém (PE). Para a nossa (não) surpresa, não encontramos nenhum elemento na peça que indiquem gritos de “prendam o Bolsonaro”. Como é possível ver nos vídeos da internet, o espetáculo ocorreu sem nenhuma interferência.

Em resumo: a história que diz que um espectador gritou “prendam o Bolsonaro” durante o teatro da Paixão de Cristo, em Nova Jerusalém (PE), é falsa! A história é apenas uma adaptação de outra fake news já desmentida aqui no Boatos.org. Na outra oportunidade, a história usava o nome do ex-presidente Lula. Descobrimos que a história, na verdade, é uma piada que circula desde 2014 e que tomou enormes proporções. Ao procurar por mais informações sobre o assunto na gravação do espetáculo, descobrimos que nenhum espectador gritou “prendam o Bolsonaro” e nem nada parecido. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso