Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Governo da Itália pede que Alexandre de Moraes não volte a pisar no país #boato

Governo da Itália pede que Alexandre de Moraes não volte a pisar no país #boato

Governo da Itália pede que Alexandre de Moraes não volte a pisar no país, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Depois de incidente no aeroporto de Roma (Itália), governo da Itália pediu que Alexandre de Moraes não volte a pisar no solo do país.

  Introdução

O caso que envolveu a acusação da agressão contra o filho do ministro Alexandre de Moraes no aeroporto de Roma na Itália ainda está rendendo online e offline. E a mais nova história que está circulando na internet aponta para uma manifestação por parte do governo da Itália.

De acordo com mensagens que estão circulando junto a vídeos na internet, o governo italiano teria falado para o ministro do STF Alexandre de Moraes não pisar mais no solo do país. Leia duas das mensagens que estão viralizando por aí:

Vídeo: é falso que imagens mostram Lulinha agredindo a esposa

Versão 1: Governo da Itália, solicita a Alexandre de Moraes, não pisar em solo italiano. Versão 2: “Alexandre de Moraes, fique em seu país é não venha para a Itália inventar fake News. Não envolva a Itália em falsas notificações! Governo italiano pede que Brasil não os envolva nas travessuras de bairro. VIRAMOS CHACOTA INTERNACIONAL.

  Análise

Vimos a história circulando, principalmente, por meio de vídeos em redes sociais como o Twitter e TikTok. A mensagem tem algumas características de fake news como o tom alarmista e os erros de português. Há uma citação a uma suposta fonte e isso será explicado na parte da checagem.

O caso dos ataques contra o ministro do STF já rendeu algumas mensagens que foram classificadas como falsas pelo Boatos.org. Uma delas é a tese, que se configurou como falsas que apontava que foi o filho de Alexandre de Moraes que agrediu um idoso no aeroporto de Roma.

As questões que vamos elucidar na parte de checagem são as seguintes: 1) O governo da Itália pediu para que Alexandre de Moraes não pise no solo do país? 2) Qual é a fonte citada como se fosse do governo italiano nos vídeos em questão? 3) As acusações de Alexandre de Moraes são falsas (como disse uma das versões da mensagem)?

Checagem

O governo da Itália pediu para que Alexandre de Moraes não pise no solo do país?

Não. Essas manifestações, se tivessem ocorrido, se dariam por meio de comunicados oficiais ou declarações da maior autoridade do país, a primeira-ministra Giorgia Meloni. Nada encontramos. Além disso, a fonte apontada nos vídeos não é do governo da Itália.

Qual é a fonte citada como se fosse do governo italiano nos vídeos em questão?

Na realidade, a fonte apontada é um site italiano. Apesar de as legendas apontarem que se tratavam de algo do governo da Itália, na realidade, tratou-se de uma publicação de um blog italiano. O site, meramente opinativo, classificou as acusações de Alexandre de Moraes como falsas (o que fez as pessoas que gravaram o vídeo também acusarem o ministro do STF).

As acusações de Alexandre de Moraes são falsas (como disse uma das versões da mensagem)?

Neste caso, as afirmações das legendas, os vídeos e o próprio site italiano não procedem. Não há um veredicto oficial sobre o caso (que ainda vai passar por investigações), mas é fato que imagens do aeroporto de Roma comprovam que houve agressões contra o ministro e seu filho.

Conclusão

Fake news 👎❌

É falso que o governo da Itália falou para o ministro do STF Alexandre de Moraes não pisar no solo do país. Quem disse isso foi um autor de um blog que, ainda, classificou como falsas acusações que, na realidade, se configuraram como verdadeiras.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm