Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > É falso que o governo esteja reembalando doações e colocando selo do PT

É falso que o governo esteja reembalando doações e colocando selo do PT

Governo está reembalando doações para vítimas das enchentes e colocando selo do PT, diz boato (Foto: Reprodução/X)

Boato – O governo federal está reembalando as doações da população e colocando um selo para dizer que foi enviada pelo PT.

Análise

Uma narrativa que tem sido emplacada por pessoas que inventam fake news é a de que o governo tem tentado capitalizar com a tragédia das enchentes no Rio Grande do Sul. A mais nova história aponta para uma “decisão do governos” na cidade de Canoas (RS).

Primeiro, é dito que o prefeito de Canoas (RS) editou um decreto que permitiria o confisco de doações. Depois, é dito que o governo federal (ou o próprio prefeito da cidade) estariam reembalando doações com um selo para “mostrar” que foi obra do PT. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Vídeo: é falso que a Anvisa esteja barrando entrada de remédios no RS

Versão 1: DOAÇÕES FEITAS POR CIVIS SENDO CONFISCADAS E REEMBALADAS COM O SELO DO GOVERNO FEDERAL COLADO. É CRIMINOSO !! Versão 2: As doações feitas pelo povo sendo reembaladas com selo do governo federal. Eu sabia que isso ia acontecer, pois foi exatamente isso que a onteceu na Bahia!

Versão 3: PREFEITO DE CANOAS (PT), EDITOU DECRETO DE APROPRIAÇÃO DE DONATIVOS. E ESTÁ REEMBALANDO COM SELO DO GOVERNO FEDERAL…. AS DOAÇÕES DO POVO SENDO APREENDIDAS DO MINISTÉRIO DESENVOLVIMENTO E ASSISTÊNCIA SOCIAL. FAMÍLIA E COMBATE À FOME
EREENBALADA COMO SE FOSSE DOAÇÕES DO PT-

Checagem

Cá estamos nós para falar de temas muito similares do que já desmentimos. Por isso, vamos fazer a checagem do conteúdo respondendo às seguintes perguntas: 1) É verdade que o governo está reembalando doações e colocando o “selo do PT”? 2) O governo está confiscando doações para reembalar? 3) Há algum decreto da prefeitura de Canoas que preveja o confisco de doações?

É verdade que o governo está reembalando doações e colocando o “selo do PT”?

É falso. A imagem que está sendo utilizada como se fosse de uma doação reembalada pelo governo do PT é, na realidade, de uma doação disponibilizada pelo governo. Quando a história começou a se espalhar, o próprio Ministério do Desenvolvimento Social tratou de desmentir a história. Leia trechos da nota: 

Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) esclarece que é falsa a informação de que doações populares ao Rio Grande do Sul estariam sendo reembaladas e enviadas com a logomarca do Governo Federal.

A pasta informa que destinou R$ 8,4 milhões de seu orçamento para a compra de 52 mil cestas de alimentos. Os produtos já estão sendo entregues às unidades de cozinhas solidárias e cozinhas emergenciais, que estão fornecendo refeições a milhares de desabrigados e desalojados. […]

O MDS informa ainda que está tomando as providências cabíveis em lei para denunciar todos os envolvidos no ato irresponsável de propagação de informações falsas – as fake news.

O governo está confiscando doações para reembalar?

Não. As doações que estão sendo realizadas pela população (e não são poucas) não estão sendo “reembaladas” e contando com o selo do governo federal. Aqui, você pode ver uma imagem da própria cidade de Canoas que prova isso.  

Há algum decreto da prefeitura de Canoas que preveja o confisco de doações?

Já é a terceira vez que o Boatos.org tem que tocar neste assunto. Como o tempo é exíguo, relembre o que escrevemos a respeito do assunto:

Conforme já apontamos em outro desmentido, é falso que o decreto da prefeitura de Canoas (que é o de número 174/24) preveja o confisco de doações para as vítimas das enchentes. Além de desmentir a fake news apontando que o decreto se refere a uma facilitação para compras emergenciais, a prefeitura lançou outro decreto que deixa claro que não se trata de nenhum tipo de confisco.

Conclusão

Fake news ❌

É falso que o governo federal esteja reembalando doações com o selo para “mostrar que se trata do PT”. O próprio Ministério do Desenvolvimento Social desmentiu a história e o fake é baseado em outra denúncia sem sentido.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).