Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Gleisi Hoffmann presta solidariedade a donos de balsas após Bolsonaro inaugurar ponte no Acre #boato

Gleisi Hoffmann presta solidariedade a donos de balsas após Bolsonaro inaugurar ponte no Acre #boato

Gleisi Hoffmann presta solidariedade a donos de balsas após Bolsonaro inaugurar ponte no Acre, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Via Twitter, a deputada federal Gleisi Hoffmann prestou “solidariedade” a donos de balsas que fazem a travessia do Rio Madeira após Bolsonaro inaugurar uma ponte no Acre.

Não é de hoje que publicações falsamente atribuídas a autoridades circulam na internet. Um dos principais alvos deste tipo de fake news nos últimos tempos é a deputada federal e presidente do PT Gleisi Hoffmann. A última história que circula online aponta para um suposto tuíte (publicação no Twitter) que ela teria feito.

Uma montagem de uma notícia que aponta que o presidente Jair Bolsonaro inaugurou uma ponte que “conecta o Acre ao restante do país” e de uma suposta publicação de Gleisi Hoffmann dá conta que ela teria “prestado solidariedade” a donos de balsas que teriam perdido o emprego com a construção da ponte que atravessa o Rio Madeira. Leia a mensagem que circula online:

Confira o desmentido em vídeo:

Bolsonaro inaugura ponte que conecta Acre ao restante do País, reduzindo de 3 horas para 1 minuto a travessia do rio Madeira Gleisi Hoffmann: Minha solidariedade as dezenas de famílias dos trabalhadores das Balsas que faziam a travessia do Rio Madeira, que agora, em ano de Pandemia, perderam os seus empregos. É preciso ter responsabilidade.

Gleisi Hoffmann presta solidariedade a donos de balsas após Bolsonaro inaugurar ponte no Acre?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A história se espalhou nos últimos dias, principalmente, entre pessoas simpáticas ao presidente Jair Bolsonaro. Porém, a informação que aponta que Gleisi Hoffmann teria feito a tal publicação no Twitter é falsa.

O histórico deste tipo de fake news já nos deixou muito desconfiados da veracidade da informação em questão. Só sobre Gleisi Hoffmann, já desmentimos histórias falsas que apontam que ela teria escrito no Twitter uma “mensagem de apoio a Nicolás Maduro” e de apoio a uma greve de caminhoneiros em 2019.

Quando analisamos a mensagem que está circulando, achamos alguns “furos”. O primeiro deles está na fonte utilizada na imagem, que difere da fonte utilizada em postagens no Twitter. Além disso, o espaçamento da postagem está errado (a quebra de linha acontece com menos palavras que o normal). Por fim, há erros de português na postagem (como no uso de maiúscula em “Balsas” e “Pandemia) que denotam que não foi escrita por uma equipe que tem, inclusive, revisores.

Ao buscar pela publicação em questão, como era de se imaginar, nada encontramos. Também não achamos qualquer referência em fontes confiáveis que apontem que Gleisi teria feito a tal publicação.

Nesta segunda busca, descobrimos que a deputada federal até se manifestou após a inauguração da ponte (que ocorreu em maio de 2021). Porém, não há nada de “solidariedade com trabalhadores de balsas”.

A publicação que ela fez foi a seguinte: “Bolsonaro mente!! Além da foto ridícula e transgressora c/ velho da Havan na ponte de Abunã, RO, apropria-se de obra q ñ é sua. A ponte é projeto do PAC, o grosso da execução ocorreu antes do governo dele. Em 18, 85% dos gastos já haviam sido feitos. Bolsonaro administrou só 15%”. Ou seja: o que ela fez foi exaltar que a ponte é um projeto antigo (do tempo do PT). Se estivesse “a favor dos balseiros”, não teria dito isso.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Gleisi Hoffmann fez uma publicação no Twitter prestando solidariedade a donos de balsas após inauguração de uma ponte no Acre por parte do presidente Jair Bolsonaro.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso