Gleisi Hoffmann vai ao camarote do PT no Fortal e é hostilizada por foliões #boato

Boato – A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) resolveu ir ao camarote do PT no Fortal, em Fortaleza. Lá, manifestantes pró-Bolsonaro jogaram latas nela. Ação foi filmada.

Dentre os dias 15 e 19 de julho de 2019, a cidade de Fortaleza presenciou o Fortal, tradicional “carnaval fora de época” da cidade. Em meio a muita festa, aconteceram algumas confusões envolvendo política. E de acordo com mensagens que circulam online, a deputada Gleisi Hoffmann (PT-PR) esteve no centro de uma delas.

Um vídeo que mostra diversos “foliões” atirando latas de cerveja em uma mulher que estava em um dos camarotes viralizou na internet. Junto a ele, mensagens diziam que o local era o “camarote do PT” e que a pessoa era Gleisi Hoffmann. Leia a mensagem que circula online:

Versão 1: Foi testar a popularidade confiando na pesquisa do DATAFOLHA kkkk O camorote do PT no fortal com a atrçao principal Gleisi Hoffman. Versão 2: No carnaval fora de época de Fortaleza deste ano (Fortal) a atração foi o camarote do PT com a Gleisi Hoffmann

Gleisi Hoffmann foi hostilizada por foliões no camarote do PT do Fortal?

Muita gente saiu compartilhando as imagens e zombando da deputada (que também é presidente nacional do PT). Mas será mesmo que as imagens mostram uma confusão com Gleisi no camarote do PT no Fortal? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

Quando nos deparamos com a mensagem, já ficamos com uma pulga atrás da orelha. Além de ela ter algumas das principais características de boatos online (vaga, alarmista, com erros e de português e sem citar fontes confiáveis), boatos atribuindo erroneamente vídeos a políticos são comuns na web. Só para citar alguns exemplos, há o vídeo falsamente atribuído à filha de Maria do Rosário e ao vereador José Rainha.

Ao analisar o vídeo achamos algumas incongruências. A primeira está na pessoa da imagem. Além de não ser possível reconhecer quem é pelo rosto (a imagem está em má qualidade), a mulher filmada tem o cabelo preto. Gleisi é loira.

Há outro detalhe nas imagens que deixa a história mais inverossímil. No vídeo, as pessoas estão xingando Bolsonaro. Não faz muito sentido as pessoas xingarem Bolsonaro e jogarem latas em uma petista, né?

Vale dizer que tentamos buscar por mais informações sobre o ocorrido e não há nada. Nem nota de repúdio do PT tampouco reportagem sobre o ataque a Gleisi. É importante citar que O Povo fez uma matéria sobre os xingamentos contra Bolsonaro e o “arremesso de latas” no Fortal. Em nenhum momento, o nome de Gleisi é citado.

Para terminar, entramos em contato com o gabinete da deputada. De acordo com assessoria de imprensa Gleisi Hoffmann não esteve no Fortal. No dia 15 de julho, ela foi para Curitiba onde cumpriu compromissos públicos (algo comprovado pelo Instagram dela). Leia nota:

“Não é verdade que a deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) esteve em Fortaleza no fim de semana. Ela esteve em Curitiba desde a quinta-feira (25) e retornou a Brasília no domingo (28). No sábado (27), na capital do Paraná, a deputada participou de agenda realizada pelo site Brasil 247, conforme foto publicada no Instagram”. Ass: Assessoria de Imprensa

Resumindo: a história que aponta que Gleisi Hoffmann esteve no Fortal e foi hostilizada por foliões no camarote é falsa. Não passa de mais um boato que circula online e é atribuído à deputada do PT.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164. 

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)