Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > General Mourão convoca população para manifestações em quartéis no dia 19 de abril de 2020 #boato

General Mourão convoca população para manifestações em quartéis no dia 19 de abril de 2020 #boato

General Mourão convoca população para manifestações em quartéis no dia 19 de abril de 2020, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, gravou um vídeo convocando a população para manifestações em frente a quartéis para o dia 19 de abril de 2020. Brasil vai parar e STF, STJ e governadores serão depostos.

Quem achava que a pandemia do novo coronavírus poderia amenizar o clima político no Brasil (ao unir as pessoas em uma causa comum) estava enganado. A prova disso está em discussões entre os poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário), entre governo e oposição e até dentro do próprio governo. E, de acordo com um vídeo que está circulando na internet, o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, também entrou na briga.

Um vídeo do general Mourão incentivando membros de dois grupos de direita no WhatsApp está sendo compartilhado junto com uma convocação para “o povo” ir para frente dos quartéis (e pedir intervenção militar) no dia 19 de abril de 2020. O vídeo do general está acompanhado dos dizeres “General Mourão 19-04-2020 O Brasil vai parar 14:00h Na frente dos quartéis # Deposição do STF STJ Governadores Vamos para frente dos quarteis”. Leia mensagens que circulam online:

Versão 1: General Mourão… Todos nas ruas dia 19 de abril ou o Brasil vira Venezuela. Povo nas ruas, comunismo jamais! Versão 2: General Mourão convoca todos os brasileiros de bem Versão 3: Amém!!! O vise presidente, General Mourão faz uma alerta, sobre o comunismo. Vamos para a frente DOS QUARTÉIS, dia 19/04/2020 às 14:00 horas. Lute agora ou se cale para sempre! O comunismo aproveitou o Corona Vírus para avançar no Brasil.

Vídeo: é falso que Elon Musk colocou imagem do Lula ladrão no prédio

General Mourão convocou população para manifestações em 19 de abril de 2020?

O tal vídeo se espalhou muito entre grupos de pessoas que desejam uma intervenção militar no Brasil. Mas será mesmo que o general Mourão gravou um vídeo fazendo a tal convocação para o dia 19 de abril de 2020? A resposta é não. Calma aí que a gente explica tudo para vocês.

A mensagem e o histórico já começam a entregar a farsa. O texto, por si só, já carrega algumas das principais características de boatos online como ser vago, alarmista e com erros de português. Para além disso, vídeos retirados de contexto têm sido usados aos montes nos últimos dias. Recentemente, já desmentimos vídeo falso de ação truculenta na quarentena, quebra falsa de quarentena e falas falsamente atribuídas.

Com essas desconfianças, resolvemos buscar por mais detalhes sobre o vídeo. De cara, percebemos algo estranho. Uma declaração de um vice-presidente da República para que as pessoas clamassem por intervenção militar viraria notícia e bagunçaria ainda mais o cenário político. Porém, ao buscar por qualquer notícia sobre a tal declaração do general Mourão, nada encontramos. Ao contrário. O que achamos foi um desmentido por parte da Agência Lupa (que também checa informações na internet).

Ao buscar pelo vídeo, descobrimos que ele foi, na realidade, gravado em 2018. Na época, o apoio de Mourão ao então pré-candidato Bolsonaro foi publicado na própria página do Facebook do presidente. Na época, Bolsonaro postou o seguinte: “General Mourão, os valores da nossa sociedade e o Deputado Jair Bolsonaro”.

Só por desencargo, resolvemos buscar pelas últimas manifestações públicas do general Mourão para saber se ele apoia a tal manifestação. No Twitter, o vice-presidente da República fez publicações sobre o isolamento do novo coronavírus, sobre a batalha de Montese (na 2ª Guerra Mundial), mas não falou nada sobre convocação para protesto pró-intervenção militar.

Resumindo: a história que aponta que o vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, gravou um vídeo convocando as pessoas para irem aos quarteis fazerem uma manifestação no dia 19 de abril de 2020 é falsa. O vídeo foi gravado em 2018 e nada tem a ver com o assunto.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61) 99177-9164.

Confira a lista de todas as fake news sobre o novo coronavírus

Clique nos links “bit.ly” para acessar nossos perfis:

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2yOF9Hf