Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Geddel Vieira Lima teve um infarto e resolveu gravar um vídeo denunciando Lula #boato

Geddel Vieira Lima teve um infarto e resolveu gravar um vídeo denunciando Lula #boato

Geddel Vieira Lima teve um infarto e resolveu gravar um vídeo denunciando Lula, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – Geddel Vieira Lima, preso por corrupção, teve um infarto e, por isso, resolveu entregar todas as falcatruas de Lula.

Não é de agora que o Boatos.org tem falado que, em termos de fake news, 2022 tem sido uma repetição do que ocorreu em 2018. A prova disso está em diversas informações antigas que voltaram a circular neste ano.

Uma das histórias que vamos tratar aponta para um vídeo supostamente gravado por Geddel Vieira Lima e que está se espalhando na Internet.

No vídeo, o homem identificado como Geddel (na maioria das vezes, a grafia do nome está como Gedel) fala que Lula e seu filho (Lulinha) teriam comprado fazendas gigantescas com dinheiro da corrupção.

Vídeo: é falso que Ivermectina cure dengue, Covid e câncer

Junto ao vídeo, há mensagens apontando que Geddel teria sofrido um infarto e que por isso havia decidido entregar todo mundo. Leia algumas versões da história que viralizou em redes sociais:

Versão 1: Gedel Vieira aquele do apartamento cheio de dinheiro teve um infarto e talvez achando que iria morrer mesmo resolveu abrir a boca. Já foi até retirado do YTb. Repassem sem dó. Os diretores e o pessoal da Globo estão aflitos com a circulação desse vídeo. Faça-o circular !RT! Versão 2: GEDEL VIEIRA ENTREGANDO LULA E LULINHA… TEVE INFARTO E ESTA ENTREGANDO TUDO QUE SABE…

Geddel Vieira Lima teve um infarto e resolveu gravar um vídeo denunciando Lula?

É claro que um depoimento como esse iria se espalhar com todas as forças na Internet e deixar muita gente escandalizada. Porém, nem a acusação em questão é real tampouco o vídeo foi gravado por Geddel Vieira Lima. Em 2018, o Boatos.org já havia desmentido a mesma história (uma das versões falava que ele estava com câncer. Outra falava sobre sobre o tal “infarto”). Como o desmentido de outrora vale para agora, relembre o que escrevemos:

Para começar, a mensagem e o vídeo não fazem o menor sentido. Isso porque o suposto Geddel, no vídeo, fala em quimioterapia. Já no texto, o ex-ministro teria sofrido um infarto. E mais: Geddel nem poderia gravar um vídeo e publicar pelo simples fato de que está preso. Além disso, o ex-ministro não se parece nem um pouco com a pessoa do vídeo. Por sinal, encontramos a pessoa que aparece no vídeo e trata-se do Tenente Celso Moessa, que possui um canal no Youtube. Infelizmente, em 2017, ele faleceu.

Como se não bastasse, a história é fruto da notícia de que Geddel está com câncer e denuncia fazendas de Lula e Dilma. Como já explicamos anteriormente, o vídeo está recheado de balelas que, inclusive, já foram desmentidas pelo Boatos.org como no caso da fazenda Primavera do Leste, fazenda Fortaleza, fazenda do Sul do Pará e da mansão de R$ 5 milhões em Porto Alegre.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que o Geddel Vieira Lima sofreu um infarto e que havia resolvido entregar as riquezas de Lula e seus filhos. A pessoa é outra, a informação é falsa e Geddel está (na medida do possível) “muito bem, obrigado”.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso