Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Garçom tirou foto de conta de Lula de 9.400 euros em almoço em Portugal #boato

Garçom tirou foto de conta de Lula de 9.400 euros em almoço em Portugal #boato

Garçom tirou foto de conta de Lula de 9.400 euros em almoço em Portugal, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Um garçom tirou uma foto de uma conta de 9.400 euros de Lula em um almoço durante viagem para Portugal em 2023.

Assim como a viagem para a China, a viagem de Lula para Portugal está rendendo diversas fake news na internet. Um deles (que vamos falar agora) sequer é nova e aponta para um suposto super gasto de Lula em um restaurante.

Uma nota fiscal de uma refeição com o valor gasto de 9.400 euros está circulando junto com uma mensagem que aponta que a nota seria de um gasto de Lula em Lisboa agora em 2023. Leia a mensagem que está circulando online:

O garçom tirou cópia da conta do Lula no almoço com seus comparsas, em Portugal. Uma bagatela de 9400 euros, 52.360 reais. Como todo ditador, ele come a melhor comida e toma os vinhos mais caros do mundo. E é o presidente dos pobres, sim dos Poores miseráveis que acreditam nessa figura abieta.

Garçom tirou foto de conta de Lula de 9.400 euros em almoço em Portugal?

A imagem e a acusação viralizaram com muita força na internet. Só tem um detalhe: além de o cupom fiscal não ser de Lula, a imagem é de uma fake news desmentida no final do ano passado. Relembre o que escrevemos:

Vídeo: é falso que Centauro faliu e está fazendo liquidação em site Liquida Tauro

As mensagens já nos deixam desconfiados da veracidade da informação. Elas têm algumas características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, erros de português e não cita nenhuma fonte confiável que comprove a acusação. Aliás, não há qualquer prova de que Lula, de fato, é a pessoa que gastou.

As desconfianças viram certeza quando buscamos mais detalhes sobre o assunto e olhamos com atenção a conta. Se você for notar, a conta é do dia 16 de novembro de 2022. Neste dia, Lula estava no Egito participando da COP27. Lula só chegou em Portugal no dia 18 de novembro.

Ao procurar mais detalhes sobre o assunto, descobrimos que a fake news sobre o presidente eleito do Brasil surgiu após uma fake da mesma natureza circular sobre o primeiro-ministro de Portugal (algo que foi negado pelo próprio restaurante) ter consumido o montante após ter ido ao local.

Só para terminar, mais um comentário. Como vocês devem imaginar, a mensagem em questão não se aplica a 2023 por uma questão óbvia: a nota fiscal é de novembro de 2022. Logo não tem como ser da viagem de agora de Lula.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que um garçom flagrou um gasto de 9.400 de Lula em um restaurante de Portugal. A imagem não só não é de agora como também já foi utilizada em outra fake news.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm
Marcações:
error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe o nosso link