Lula gastou 9.400 euros (R$ 52 mil) em restaurante de Portugal, mostra conta #boato

Boato – Garçom fotografou conta de Lula em restaurante Solar de Presuntos, de Portugal. Presidente eleito gastou 9.400 euros (R$ 52 mil) em um jantar.

A semana está começando com um ritmo de fake news maior do que na semana passada. A prova disso está na quantidade de desmentidos que estamos produzindo no início desta semana. A mais nova aponta para uma suposta gastança de Lula em Portugal.

Uma conta atribuída ao Solar dos Presuntos, em Lisboa (Portugal), de 9.400 euros (equivalente a R$ 52 mil) está sendo atribuída a Lula. Junto à imagem, há uma mensagem que aponta que o garçom resolveu fotografar a conta do restaurante e descobriu a gastança. Leia algumas das mensagens que circulam online:

Versão 1: CINQUENTA E DOIS MIL E TREZENTOS E SESSENTA E UM REAIS E TRINTA E QUATRO CENTAVOS.  Esse foi o valor que o “pai dos pobres” gastou num jantarzinho em Lisboa. E o Bonoro era mal falado pq comia pizza na rua em NY

Versão 2: Essa é a conta do restaurante em que Lula jantou. Façam as contas comigo. 1 Euro vale R$5,57 então Eur.9400,60 custou R$52.361,00. Esse foi o valor da janta do pai dos pobres. O que um esquerdista perguntaria se fosse outro? “Quantas famílias daria para alimentar?”. Pois é..

Versão 3: Continha do lazarento em Portugal: paella de lagosta, vinho Château Lafitte (olha o preço) e o escambau. O presidente dos pobres. Os pobres coitados otários.

Versão 4: O garçom tirou cópia da conta do Lula no almoço com seus comparsas, em Portugal. Uma bagatela de 9400 euros, 52.360 reais.  Como todo ditador, ele come a melhor comida e toma os  vinhos mais caros do mundo. E é o presidente dos pobres, sim dos pobres miseráveis que acreditam

Lula gastou 9.400 euros (R$ 52 mil) em restaurante de Portugal?

Não demorou para a história viralizar com todas as forças na internet e chamar atenção de quem não nutre muita simpatia por Lula. Porém, a informação que aponta que o consumo do restaurante foi do presidente eleito pelo Brasil é falsa.

As mensagens já nos deixam desconfiados da veracidade da informação. Elas têm algumas características de fake news como o caráter vago, o tom alarmista, erros de português e não cita nenhuma fonte confiável que comprove a acusação. Aliás, não há qualquer prova de que Lula, de fato, é a pessoa que gastou.

As desconfianças viram certeza quando buscamos mais detalhes sobre o assunto e olhamos com atenção a conta. Se você for notar, a conta é do dia 16 de novembro de 2022. Neste dia, Lula estava no Egito participando da COP27. Lula só chegou em Portugal no dia 18 de novembro.

Ao procurar mais detalhes sobre o assunto, descobrimos que a fake news sobre o presidente eleito do Brasil surgiu após uma fake da mesma natureza circular sobre o primeiro-ministro de Portugal (algo que foi negado pelo próprio restaurante) ter consumido o montante após ter ido ao local.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que Lula consumiu 9.400 euros em um restaurante de Portugal. A conta em questão já foi utilizada em outra fake news e é de uma data anterior à visita de Lula ao país.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp http://bit.ly/2oQa6tD
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet