Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Foto mostra Randolfe Rodrigues fazendo pose quando era criança #boato

Foto mostra Randolfe Rodrigues fazendo pose quando era criança #boato

Foto mostra Randolfe Rodrigues fazendo pose quando era criança, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – Imagem mostra senador Randolfe Rodrigues, quando era criança, fazendo pose expansiva e feminina ao lado de dois meninos

A homofobia é considerada crime no Brasil desde 2019. Naquele ano, uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) incluiu a discriminação e intolerância à comunidade LGBTQIA+ na lei que tipifica o racismo. Mas mesmo sendo um crime, diariamente vemos casos de homofobia em nossa sociedade. Inclusive, até onde não deveria existir, como no alto escalão da política. Exemplo disso são ataques recentes ao senador Randolfe Rodrigues.

E ao que parece, infelizmente, os ataques homofóbicos estão longe de chegar ao fim. De acordo com uma história que está circulando nas redes sociais, uma foto mostraria o senador Randolfe Rodrigues quando criança. Segundo a publicação, que dá a entender que seria “fácil reconhecer um gay”, Randolfe Rodrigues seria o menino fazendo uma pose expansiva e feminina.

Foto mostra Randolfe Rodrigues fazendo pose quando era criança?

A informação viralizou nas redes sociais, em especial, no Facebook e se tornou conteúdo em grupos conservadores e bolsonaristas. Apesar disso, a história não é verdadeira. A explicação fica por conta da origem da foto e pela falta de provas.

Vídeo: desmentimos fake que Hungria descobriu plano de matar Bolsonaro

Ao se deparar com a história, logo de cara ficamos desconfiados. Isso porque a mensagem apresenta as principais características de fake news na internet, como o caráter extremamente alarmista, a falta de fontes confiáveis e a ausência de notícias sobre o assunto em veículos de comunicação confiáveis.

Além disso, histórias falsas envolvendo a sexualidade do senador Randolfe Rodrigues e de outros políticos circulam há algum tempo na internet. A equipe do Boatos.org já desmentiu inúmeras delas, como a que diz que o marido de Randolfe Rodrigues estaria pagando aluguel e salário de R$23 mil para o senador. Também a que indicava que Jean Wyllys e Wagner Moura teriam assumido o namoro, em Berlim, e, por fim, a que apontava que Ivo Gomes teria sido flagrado de mãos dadas com homem que seria seu noivo.

Como já falamos anteriormente, homofobia é crime e os envolvidos devem ser responsabilizados. Mas independente de tudo isso, a criança que aparece na imagem não é o senador Randolfe Rodrigues.

Na realidade, a foto é antiga e já circula há muito tempo na internet. A imagem já chegou até a ser compartilhada pela drag queen RuPaul, em 2017, em suas redes sociais. Além disso, a mesma imagem já foi usada para ilustrar reportagens sobre homofobia infantil ou até mesmo matérias que mostravam artistas gays famosos durante a infância.

Mas foi só em 2022, durante a corrida eleitoral, que o nome de Randolfe Rodrigues foi associado à foto. Se isso não bastasse, o próprio senador já compartilhou imagens de quando era pequeno na internet. Em 2018, no Dia das Crianças, Randolfe Rodrigues publicou uma foto sua de quando era criança. Na imagem, em preto e branco, é possível ver o senador ainda bebê. A publicação por si só já mostra que Randolfe é mais velho do que o menino que aparece na imagem.

Por fim, ao procurar (bastante!) na internet, encontramos a origem da foto. A imagem surgiu em 2011, no blog “Born This Way!” (Nascido Assim), uma alusão à música da cantora Lady Gaga. O projeto, que inicialmente era um blog e, mais tarde, se transformou em um livro, tem como objetivo compartilhar histórias reais da infância de pessoas gays. Qualquer pessoa poderia enviar sua história, refletindo sobre uma foto de infância e sobre como se descobriram gays. O intuito do projeto também é mostrar que ser gay não é uma escolha.

O jovem animado que aparece na foto é Isaac. O menino que, na época, tinha apenas 7 anos, aparece posando ao lado dos dois irmãos. A imagem foi registrada em 1995, na cidade de Karratha, na Austrália. Em seu depoimento, Isaac conta que apenas começou a ter certeza de que era gay em sua formatura do ensino médio.

Em resumo: a história que diz que uma foto mostraria o senador Randolfe Rodrigues fazendo uma pose expansiva quando era criança é falsa! A imagem já circula na internet há algum tempo e somente agora foi associada ao senador Randolfe Rodrigues. Além disso, o próprio senador já compartilhou fotos de quando era criança e não se parece com o menino da imagem. Por fim, descobrimos a origem da foto. Trata-se de Isaac, um jovem de 7 anos, que foi fotografado em 1995, na Austrália. A foto foi compartilhada no blog “Born This Way!”, em 2011, que conta histórias reais das infâncias de pessoas gays. Ou seja, a história não passa de balela!

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube http://bit.ly/2AHn9ke
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3uwu4ra
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai https://bit.ly/3cUbEso