Foto mostra praia lotada na China durante o verão #boato

Boato – Imagem compartilhada no Facebook e no WhatsApp mostra multidão de banhistas em praia na China durante o verão.

Nas redes sociais, vale a máxima: uma imagem vale mais que mil palavras. Está aí o Boatos.org que não nos deixa mentir. Afinal de contas, não foram poucas as vezes em que surgiram balelas sustentadas por imagens impressionantes na internet.

Quer se livrar de boatos? Clique para curtir o Boatos.org

Siga o Boatos.org no Twitter:

Se inscreva no nosso canal no Youtube

Receba as nossas atualizações no grupo do WhatsApp (só postagens do administrador, não se preocupem): http://bit.ly/39Tje3u

Confira o nosso Instagram:

Instagram

A última delas aponta para uma cena pitoresca: a de uma praia lotada na China. A imagem, que impressionou internautas mundo afora, mostra o que seria multidão de banhistas em uma praia na China durante o verão. Junto à imagem, a mensagem (em português de Portugal) diz: “praia na China. Se perderes o teu filho, não o procures… faz outro”.

Foto mostra praia lotada na China durante o verão?

É claro que não faltou quem pensasse que a história é real, assim como não faltaram comentários sobre o assunto: “meu Deus o que isso! Isso tudo é só para beberem água salgada?”, diz um comentário. Em outro, o texto diz “tem sido assim nas praias na China”. Mas o que nem todos sabem é que a história não passa de boato. Vamos aos fatos.

De fato, algumas praias na China costumam ficar lotadas (afinal, estamos falando de um país com 1 bilhão de pessoas). É o caso da praia de Qingdao Huiquan, em Qingdao (considerado um dos lugares mais lotados do mundo). Porém, a imagem que viralizou nada tem a ver com o verão chinês.

De cara, achamos a história muito estranha. Não é para menos. Afinal, a imagem já circula há um tempo em redes sociais e não possui nenhuma informação a não ser que se trata de uma “praia na China”. Além disso, a mensagem tem (pelo menos) uma das características-chave de boatos online: ela é extremamente vaga.

Mesmo sem muitas informações, tentamos buscar pelo a origem da tal e descobrimos que ela é bem mais familiar do que se imagina. Isso porque o clique saiu do Brasil. Do Rio de Janeiro, para ser mais exata. A imagem foi registrada durante a missa de encerramento da XXVIII Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em julho de 2013. A celebração, que aconteceu na praia de Copacabana, reuniu cerca de 3,7 milhões de peregrinos. Por sinal, este vídeo, mostra que a praia e as barracas são semelhantes às encontradas na foto.

Com isso, chegamos à conclusão que a foto da praia lotada na China durante o verão é balela. A imagem é do Rio de Janeiro e não tem nada a ver com o verão chinês.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)