Globo News publica foto falsa da manifestação pró-Bolsonaro em Copacabana #boato

Boato – A Globo News divulgou uma imagem da manifestação a favor de Bolsonaro na praia de Copacabana (RJ) como se fosse atual, mas ela era da visita do papa ao Brasil.

Desde quando as fake news se tornaram um problema notório, o número de pessoas de olho no que é compartilhado por aí só faz crescer. Isso é positivo na maioria das vezes, mas não foi no caso específico de hoje: um caso de uma pretensa checagem que só acabou causando mais confusão.

Tudo começou com um desmentido lá da época das eleições de 2018. Na época, uma foto da visita do papa ao Brasil começou a ser compartilhada como se fosse de um ato a favor de Bolsonaro (o “Ele Sim”). O Boatos.org não chegou a desmentir essa história (nas eleições, os boatos eram tantos que não demos conta de fazer essa), mas sites como a Agência Lupa fizeram o desmentido.

Tinha tudo para o “caso estar encerrado”. Porém, em maio de 2019, muita gente começou a falar que bolsonaristas estavam espalhando a tal foto da manifestação em redes sociais (não vimos nenhum registro disso). Mais do que isso, algumas pessoas chegaram a falar que a Globo News usou a foto em questão para ilustrar o protesto pró-Bolsonaro.

O resultado da “checagem” foi uma avalanche de links falando da “foto falsa” e acusações contra militantes ligados a Bolsonaro e à Globo News. Leia algumas mensagens que circularam em redes sociais falando no assunto:

Versão 1: Até o Papamóvel apareceu nas “imagens” que a Globo mostrou em Copacabana. Fake news: foto de ato pró-Bolsonaro em Copacana é falsa O registro foi feito em 2013 durante a Jornada Mundial da Juventude, que reuniu quase um milhão de fiéis para acompanhar o Papa Francisco.

Versão 2: A Globo News mostrou hoje, como fosse a manifestação solicitada por Bolsonaro…. MAS Ê FALSA A FOTO …… A REPORTAGEM Ê O POVO NA VISITA DO PAPA AO BRASIL, EM VISITA AO RIO DE JANEIRO…

Globo News publicou foto falsa da manifestação em Copacabana pró-Bolsonaro?

Como imaginávamos, a tal “denúncia” contra militantes do atual presidente e contra a emissora de TV viralizaram por aí. Mas será mesmo que essa foto “do papa” foi tão compartilhada após as manifestações de maio de 2019? A resposta é não. Calma aí que a gente vai explicar (ou tentar explicar) tudo para vocês.

O que aconteceu foi um caso não-inédito de “falsa checagem” (durante as eleições de 2018, bolsonaristas acusaram a imprensa de compartilhar uma foto falsa de um protesto “Ele Não”). Internautas contrários ao presidente começaram a viralizar a imagem da visita do papa como se tivesse massificado como real na web e divulgado na Globo News.

Só tem um detalhe: a “foto do papa” (que está sendo mais compartilhada por opositores do presidente do que por correligionários de Bolsonaro, como é possível ver aqui, aqui e aqui) é diferente da foto da Globo News (essa, sim, compartilhada por pessoas simpáticas ao presidente, como é possível ver aqui, aqui e aqui). Olhe as imagens e compare com o vídeo da transmissão da emissora.

Foto atribuída à Globo News em redes sociais

Foto da transmissão da Globo News usada por eleitores de Bolsonaro

Vídeo da transmissão da Globo News

Vamos recapitular ato a ato.

  • 1) A Globo News fez um “ao vivo” da manifestação a favor de Bolsonaro em Copacabana.
  • 2) Militantes favoráveis ao presidente começaram a compartilhar a imagem da transmissão.
  • 3) Militantes contrários ao presidente começaram a acusar militantes favoráveis de compartilhar uma imagem falsa (usando, principalmente, um link antigo de um site de checagem).
  • 4) Defensores de Bolsonaro rebateram falando que pegaram a imagem da Globo News.
  • 5) Militantes contrários a Bolsonaro começaram a acusar a emissora de compartilhar imagens falsas.
  • 6) Estamos aqui tentando desfazer toda a confusão.

Resumindo: a história que aponta que a Globo News usou imagens falsas para ilustrar a manifestação pró-Bolsonaro em maio de 2019 não procede. A foto compartilhada pela emissora e pelos militantes do presidente é um print da real da manifestação e o desmentido que viralizou na internet é relacionado a outra situação. História falsa e (muito) confusa.

Em tempo: não vimos a foto da visita do papa sendo compartilhada como verdadeira em maio de 2019, mas há, pelo menos duas imagens antigas sendo compartilhadas como atuais. Uma delas é da manifestação em Vitória (ES) (a foto é, na realidade, do ano passado). A outra é de uma senhora de cadeira de rodas (a foto é de uma manifestação a favor do impeachment e a senhora já faleceu). Detalhe: a segunda imagem foi compartilhada pelo próprio presidente Jair Bolsonaro. 

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)