Foto de Bolsonaro com cicatriz após cirurgia é falsa e foi tirada em 2017 #boato

Boato – Senador Magno Malta publicou uma foto falsa de Jair Bolsonaro com uma cicatriz na barriga após cirurgia. Imagem foi retirada do site 4Chan e é de 2017.

Com intensidade menor, os boatos sobre o atentado contra o candidato Jair Bolsonaro (PSL) continuam aparecendo na internet. De um lado, há acusação (ainda não comprovada) de que há partidos políticos por trás do ataque. De outro, há informações de que “tudo foi uma farsa”. Pessoas deste segundo grupo têm compartilhado uma nova (des)informação na internet.

Vamos começar “do começo”. Quem acompanha o Boatos.org sabe que, recentemente, surgiu um daqueles textões do “Gunther” (que são falsos e você pode conferir mais detalhes aqui) apontando que o atentado era uma farsa. Assim que o texto viralizou, o senador Magno Malta (PR/ES), aliado de Bolsonaro, publicou uma foto do candidato com uma cicatriz enorme na barriga e desafiando quem falava que o atentado era falso.

A história poderia ter acabado por aí. Mas não foi isso que aconteceu. Algumas mentes brilhantes na internet foram buscar pela imagem e “descobriram” (SQN) que ela já havia sido publicada no site do Fórum 4Chan em maio de 2017. Bastou isso para as pessoas chegarem à conclusão de que Magno Malta “pegou” a foto da internet e publicou. Leia algumas mensagens que circulam online:

Versão 1: A foto que divulgam como sendo do candidato a presidência a república que faz apologia a torturador é na verdade uma imagem do 4chan usada em Maio de 2017. Portanto, Fakenews! Versão 2: Parece que o Magno Malta previu em 2017 que o Bozo faria a cirurgia em 2018. Tinha até a imagem pronta! Fé demais, não cheira bem. Bolsonaro e Magno Malta já previamente a facada, tinham até foto guardada.

Foto de Bolsonaro com cicatriz após cirurgia é falsa e foi tirada em 2017?

Milhares, quiçá milhões, de pessoas já saíram compartilhando a tal informação pelos quatro cantos da internet. Mas será mesmo que a imagem publicada por Magno Malta como se fosse de Bolsonaro com uma enorme cicatriz após uma cirurgia é de maio de 2017? A resposta é não. Vamos lá!

O primeiro ponto que denuncia a farsa está na imagem em si. Se ela foi “feita em 2017”, foi Jair Bolsonaro o fotografado. Se formos comparar com toda ambientação (como a cor do lençol e eletrodos) e roupas, a imagem é do mesmo local da foto de Bolsonaro “fazendo arma” que também foi publicada amplamente.

Mas e o “raio do 4Chan”, como se explica? Também é simples. Como dito antes, o 4Chan é um fórum. Vamos fazer uma explicação básica do que é um “fórum na internet”. Dentro de um site (como o 4Chan), alguém abre uma discussão, um monte de gente responde (ou não) e há um debate público.

Pois bem, o fórum da foto de Bolsonaro é o POL (que seria uma sigla para Politically Incorrect, ou politicamente incorreto). O tal fórum está registrado nas buscas como de maio de 2017. Porém, a imagem de Bolsonaro foi, de fato, publicada só em setembro de 2018. Mais exatamente em 9 de setembro. A postagem pode ser vista aqui. 

Resumindo: a informação que aponta que a foto publicada por Magno Malta foi retirada do site 4Chan e não é de Bolsonaro é falsa. De fato, a foto é do candidato do PSL após levar a facada em Juiz de Fora e fazer uma cirurgia. Vamos para a próxima.

Ps.: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo site, Facebook e WhatsApp no telefone (61)99177-9164.

Compartilhe este artigo:

Edgard Matsuki

Jornalista e caçador de falcatruas na internet

9 comentários em “Foto de Bolsonaro com cicatriz após cirurgia é falsa e foi tirada em 2017 #boato

  • 12/09/2018 em 16:35
    Permalink

    Depois não querem levar pecha de Esquerda; por mais que estejam divulgando o correto, sabem que petista, além de não ser chegado a uma leitura, ainda divulgam de modo a induzir de maneira confusa ao fato. Porque não divulgam de maneira direta que a foto é verdadeira? Tem que ir na lua e voltar pra dizer a mesma coisa. Garanto que vai ter petista, PSOLista estufando o peito saindo dizendo que leu no boato.org que a foto era fake! Sejam diretos! Simples assim.

    Resposta
  • 12/09/2018 em 16:07
    Permalink

    Interessante, então a notícia publicada pela folha de são paulo dizendo que a imagem é verdadeira é mentira?

    Resposta
  • 12/09/2018 em 10:10
    Permalink

    E pq vcs ainda não analizaram o twiter do filho do Boçal com uma camisa furada e uma marca de sangue forjada.

    Resposta
  • 11/09/2018 em 19:35
    Permalink

    Não houve facada, tudo ficção.

    Resposta
  • 11/09/2018 em 19:12
    Permalink

    Ei, a foto é verdadeira. fonte: comprova-poder360!!!
    boato do boato hehe

    Resposta
  • 11/09/2018 em 17:27
    Permalink

    Pode ser verdadeira a foto, mas afirmar que é o Bolsonaro? Não aparece o rosto, por quê? Se não é falsa, nada garante a veracidade também.

    Resposta
  • 11/09/2018 em 16:14
    Permalink

    Please, stop send those News.

    Thank you very much.

    Resposta
  • 11/09/2018 em 16:10
    Permalink

    Podem, por favor, pararem de mandar-me essas notícias?
    Agradeço

    Resposta
  • 11/09/2018 em 16:00
    Permalink

    Vcs erraram, tenho foto com o rosto dele.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

error: Em vez de copiar o nosso conteúdo, compartilhe no Facebook :)