Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Foi a CIA que passou imagens do Planalto no 8 de janeiro para a CNN #boato

Foi a CIA que passou imagens do Planalto no 8 de janeiro para a CNN #boato

Foi a CIA que passou imagens do Planalto no 8 de janeiro para a CNN, diz boato (Foto: Reprodução/Twitter)

Boato – A verdade foi revelada! Quem passou as imagens do Planalto no dia 8 de janeiro para a CNN e outras emissoras foi a CIA.

O cenário político brasileiro se agitou ainda mais quando, há alguns dias, imagens do ex-ministro do GSI, Gonçalves Dias, dentro do Palácio do Planalto na hora dos ataques à Praça dos Três Poderes em 8 de janeiro foram divulgadas pela CNN.

Depois disso, Dias pediu demissão, a CPMI dos atos antidemocráticos foi promulgada e, também diversas fake news surgiram. A história que vamos falar aponta para uma mensagem “curta” e “grossa” que revela a origem das imagens: “FOI A CIA QUEM PASSOU AA IMAGENS PARA A CNN E VÁRIAS EMISSORAS DE BRASILEIRA”. Veja outra mensagem:

Em conversa de bar em Brasilia, assessor político informa que quem disponibilizou as imagens do 8 de janeiro para a CNN foi a CIA, agência de inteligência americana. Informa também que a CIA detém o CÓDIGO FONTE e a fraude foi detectada, só não sabemos se virá a público!

Foi a CIA que passou imagens do Planalto no 8 de janeiro para a CNN?

Vídeo: É falso que vacina da gripe tenha "vírus do câncer"

A tese se espalhou com todas as forças nas redes sociais. Porém, ela não tem qualquer fundo de verdade ou mesmo lógica. Para chegar à veracidade da informação, resolvemos buscar pelas matérias que falam sobre as imagens e usamos um pouco de raciocínio.

A tese que se espalhou com um intuito: tentar transparecer que há autoridades internacionais querendo revelar “a verdade” (na visão dos bolsonaristas) sobre o 8 de janeiro (o que é uma tese esdrúxula). Este tipo de papo é batido. Outro dia, desmentimos a fake news que apontava que o FBI estava “em cima” do caso.

Não em qualquer fonte confiável informações sobre a fonte da informação. Muito provavelmente, alguém do próprio GSI, que cuide do sistema de segurança do Planalto ou ainda que cuida do processo que repassou as imagens para a CNN. Tanto que dias depois, o próprio STF levantou o sigilo de todas as imagens contidas no dia 8 de janeiro.

Para piorar, as fontes da informação falsa sobre a CIA são perfis que postam outras mentiras como a que aponta que também foram passados os “códigos-fonte” das urnas que comprovariam a vitória de Bolsonaro.

Resumindo: é falsa a informação que aponta que a fonte das imagens do Palácio do Planalto no dia 8 de janeiro para a CNN foi a CIA. Por falta de provas, lógica e por conta das fontes já dá para matar essa charada.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo siteFacebook e WhatsApp no telefone (61) 99458-8494.

 – Siga-nos no Facebook http://bit.ly/2OU3Zwz
 – Siga-nos no Twitter http://bit.ly/2OT6bEK
 – Siga-nos no Youtube https://bit.ly/3vZsrnd
 – Siga-nos no Instagram http://bit.ly/2syHnYU
 – Grupo no WhatsApp https://bit.ly/3ounmCN
 – Lista no Telegram https://bit.ly/2VSlZwK
 – Siga-nos no TikTok https://bit.ly/3yPELWj
 – Siga-nos no Kwai http://bit.ly/3zGePPm