Pular para o conteúdo
Você está em: Página Inicial > Política > Pessoa que aparece em vídeo com Flávio Dino não é um dos irmãos Brazão

Pessoa que aparece em vídeo com Flávio Dino não é um dos irmãos Brazão

Flávio Dino e Brazão aparecem abraçados em vídeo, diz boato (Foto: Reprodução/Facebook)

Boato – O ministro do STF Flávio Dino foi flagrado abraçado a Brazão, acusado de ser mandante do assassinato de Marielle Franco.

Análise

Depois do anúncio de que Domingos e Chiquinho Brazão são acusados de serem os mandantes do assassinato de Marielle Franco, começou a circular na internet um vídeo que ligaria um dos irmãos a Flávio Dino, recém-empossado como ministro do STF.

No vídeo, Flávio Dino aparece em uma festa (que parece ser do partido) abraçado a um aliado. As mensagens que circulam com o vídeo apontam que ele seria um dos irmãos Brazão. Leia a mensagem e veja o vídeo:

Gente! O quê flavio dino e o brazão da mariele, estão comemorando com tanta alegria neste vídeo? Seria a “vitória” do lula? Ou da dilma? NO MARANHÃO DURANTE APURAÇÃO DE VOTOS

Vídeo: é falso que prédio da Chrysler colocou mensagem de Lula na cadeia

Checagem

Para realizar a checagem do conteúdo, vamos responder às seguintes perguntas: 1) É verdade que Flávio Dino apareceu abraçado com um dos irmãos Brazão em um vídeo? 2) Qual o conteúdo do vídeo atribuído a Flávio Dino e um dos irmãos Brazão? 3) Caso o vídeo fosse real, isso incriminaria o ministro do STF?

É verdade que Flávio Dino apareceu abraçado com um dos irmãos Brazão em um vídeo?

Não é verdade. O mesmo vídeo já foi, inclusive, utilizado em outra fake news (que apontava que Dino estaria abraçado com um homem acusado de colocar uma bomba em um caminhão em dezembro de 2022). O vídeo em questão é de uma situação distinta.

Qual o conteúdo do vídeo atribuído a Flávio Dino e um dos irmãos Brazão?

Conforme mostramos na nossa checagem à época, a pessoa que está no vídeo (gravado no dia da apuração das eleições de 2022) é o governador do Maranhão Carlos Brandão. Naquele dia, eles estavam comemorando a vitória de Lula nas eleições de 2022.

Caso o vídeo fosse real, isso incriminaria o ministro do STF?

Não necessariamente. Conforme já falamos, o fato de alguém acusado de um crime não faz, necessariamente, um aliado acusado também. Quando falamos em política, alianças vem e vão (um exemplo é Brazão, que já apoiou Dilma e Bolsonaro). O que define culpa são as investigações (desde que feita com lisura).

Conclusão

Fake news ❌

É falso que Flávio Dino tenha sido flagrado abraçado com algum dos irmãos Brazão. A pessoa que aparece no vídeo é outra e o caso é mais uma fake news que circula na internet.

Ps: Esse artigo é uma sugestão de leitores do Boatos.org. Se você quiser sugerir um tema ao Boatos.org, entre em contato com a gente pelo e-mail [email protected] e WhatsApp (link aqui: https://wa.me/556192755610).